Segunda-feira, 18 de maio de 2026

CADASTRE-SE E RECEBA NOSSA NEWSLETTER

Receba gratuitamente as principais notícias do dia no seu E-mail.
cadastre-se aqui

RECEBA NOSSA NEWSLETTER
GRATUITAMENTE

cadastre-se aqui

Economia Receita Federal facilita negociação de dívidas com até 70% de desconto

Compartilhe esta notícia:

Segundo a Receita Federal, omissão de rendimentos foi o principal motivo para as declarações serem retidas. (Foto: Marcelo Camargo/Agência Brasil)

A Receita Federal publicou uma portaria nesta sexta-feira (12) em que facilita a renegociação de dívidas com o Fisco e permite descontos de até 70% do montante devido após a incidência de imposto.

Em regra, essas transações podem ser quitadas em até 120 meses. Para pessoas física, Microempreendedor Individual (MEI), microempresa, empresa de pequeno porte (EPP), Santas Casas, as sociedades cooperativas e instituições de ensino, o prazo para o pagamento da dívida a ser negociada poderá ser de até 145 meses.

Para os débitos das contribuições sociais, este prazo fica limitado a 60 meses.

As novas modalidades de renegociação permitem acordos sobre débitos que estejam em contencioso administrativo fiscal, com valor acima de R$ 10 milhões. Também fazem parte do público-alvo da portaria:

– devedores falidos, em recuperação judicial ou extrajudicial, em liquidação judicial ou extrajudicial ou em intervenção extrajudicial;
– autarquias, fundações e empresas públicas federais; e
– estados, Distrito Federal e municípios e respectivas entidades de direito público da administração indireta.

A portaria publicada também permite utilizar precatórios ou direito creditório para amortização de dívida tributária principal, multa e juros.

As negociações têm início em 1° de setembro.

tags: economia

Compartilhe esta notícia:

Voltar Todas de Economia

Deixe seu comentário

Verificação de Email - você receberá um email de confirmação após enviar o seu primeiro comentário, mas ele só será publicado depois que você clicar no link de verificação enviado para a sua conta de e-mail para confirma-lo. Os próximos comentários serão publicados automaticamente por 30 dias!

1 Comentário
mais recentes
mais antigos Mais votado
Feedbacks embutidos
Ver todos os comentários
Valmir Endruweit
13 de agosto de 2022 12:05

Nessa merda de país, assim como fizerm com o FIES, quem é adimplente paga o pato para os vagabundo inadimplentes, descontos para quem não é honesto e responsáveis, a Receita já fez invetigação nos bens declrados dos políticos? Chegam de Jaguar na câmara dos deputados? O auxílio eleição é´um bom exemplo de que os trabalhadores pagm a conta de vagabundos que recebem do governo se declram “miseráveis” , arrumam um emprego sem carteira e recebem no mínimo 600,00 + vale gás 110,00 + alimentos no CRAS+ vestuário de doações + redução na conta de água e energia + bolsa em… Leia mais »

Justiça americana divulga mandado que motivou operação do FBI na casa de Donald Trump
Três em cada dez desempregados no Brasil seguem em busca de trabalho há mais de 2 anos
Pode te interessar
1
0
Adoraria saber sua opinião, comente.x