Sexta-feira, 09 de outubro de 2026
Por Redação O Sul | 9 de outubro de 2026
Rodovia que liga a região Central à Fronteira Oeste recebe serviços de recuperação do pavimento e da sinalização
Foto: Ascom DaerA recuperação da ERS-640, na ligação entre São Vicente do Sul e Rosário do Sul, passando por Cacequi, alcançou cerca de 40 quilômetros de pista restaurada. O trecho conecta a região Central à Fronteira Oeste.
O governo do Estado, por meio da Selt (Secretaria de Logística e Transportes) e do Daer (Departamento Autônomo de Estradas de Rodagem), executa os serviços em 64,23 quilômetros, desde o entroncamento com a ERS-241, em São Vicente do Sul, até a interseção com a BR-290, em Rosário do Sul.
O investimento é de R$ 106,9 milhões, provenientes do Funrigs (Fundo do Plano Rio Grande). A recuperação da pista começou no km 64,23, em Rosário do Sul, e avança em direção a São Vicente do Sul, com trabalhos nas proximidades de Cacequi, situada aproximadamente no km 22 do trecho. Cinco equipes atuam simultaneamente na obra, que também registra cerca de 90% dos serviços de drenagem concluídos.
Para o secretário de Logística e Transportes, Clóvis Magalhães, a recuperação da rodovia contribui para a economia regional e para os deslocamentos da população.
“Estamos falando de uma região em que a produção agropecuária tem um papel importante na geração de emprego e renda e depende de estradas em boas condições para chegar aos mercados. Recuperar a ERS-640 é dar melhores condições a esse transporte e, ao mesmo tempo, atender quem utiliza a rodovia para trabalhar, estudar e buscar serviços nos municípios vizinhos”, salientou.
Os trabalhos incluem a remoção do asfalto deteriorado, a recomposição e o reforço das camadas de pedra britada compactada que sustentam a pista e a aplicação de novas camadas asfálticas. Também são executados e recuperados bueiros e estruturas que recebem e conduzem a água nos pontos críticos. O diretor-geral do Daer, Luciano Faustino, destaca que a execução conjunta desses serviços busca prolongar a vida útil do pavimento.
“Para que a recuperação tenha durabilidade, precisamos cuidar tanto da estrutura que sustenta a pista quanto do caminho da água, evitando que ela se acumule e comprometa o asfalto. Com cinco equipes atuando simultaneamente, estamos avançando nas frentes de serviço para concluir a obra até o fim do ano, desde que as condições climáticas permitam”, detalhou.
A etapa final dos trabalhos prevê a pintura da sinalização na pista, a instalação de placas e a limpeza dos trechos.
Voltar Todas de Rio Grande do Sul
Verificação de Email - você receberá um email de confirmação após enviar o seu primeiro comentário, mas ele só será publicado depois que você clicar no link de verificação enviado para a sua conta de e-mail para confirma-lo. Os próximos comentários serão publicados automaticamente por 30 dias!