Domingo, 11 de maio de 2025

Porto Alegre
Porto Alegre, BR
19°
Partly Cloudy

CADASTRE-SE E RECEBA NOSSA NEWSLETTER

Receba gratuitamente as principais notícias do dia no seu E-mail ou WhatsApp.
cadastre-se aqui

RECEBA NOSSA NEWSLETTER
GRATUITAMENTE

cadastre-se aqui

Você viu? Recuperado fóssil de peixe que viveu no Brasil há 100 milhões de anos

Compartilhe esta notícia:

O fóssil deverá ser encaminhado à Universidade Regional do Cariri. (Foto: MPF/Divulgação)

Um fóssil de um peixe que nadou em águas brasileiras há mais de 100 milhões de anos foi repatriado após denúncia do Ministério Público Federal (MPF). A peça, que havia sido colocada à venda por 3 mil euros no site de uma casa de leilões italiana, chegou na última quarta-feira (16) ao País.

Datado do período Cretáceo, o artefato foi encontrado na Chapada do Araripe, no Cariri cearense. A repatriação do fóssil é resultado de um procedimento aberto pelo MPF de Juazeiro do Norte em 2020.

O fóssil deverá ser encaminhado à Universidade Regional do Cariri (Urca), onde passará a compor o acervo do museu da instituição.

O MPF diz ainda não saber como o fóssil foi retirado do País e levado até a Europa. Segundo o procurador responsável pelo caso, Rafael Ribeiro Rayol, existem dezenas de procedimentos de repatriação similares tramitando em, pelo menos, outros seis países, além da Itália: França, Alemanha, Holanda, Espanha, Japão e Coreia do Sul.

“Esse é um patrimônio da nação brasileira que se encontrava no exterior de forma clandestina. Sua repatriação vai permitir o trabalho de pesquisadores brasileiros e internacionais, assim como a divulgação e a apresentação em museus brasileiros”, comentou Rafael Rayol.

Compartilhe esta notícia:

Voltar Todas de Você viu?

iFood anuncia aumento de 50% para entregadores de todo o Brasil
Arnold Schwarzenegger cita seu pai nazista ao pedir fim da guerra na Ucrânia
https://www.osul.com.br/recuperado-fossil-de-peixe-que-viveu-no-brasil-ha-100-milhoes-de-anos/ Recuperado fóssil de peixe que viveu no Brasil há 100 milhões de anos 2022-03-18
Deixe seu comentário
Pode te interessar