Quinta-feira, 28 de março de 2024

Porto Alegre

CADASTRE-SE E RECEBA NOSSA NEWSLETTER

Receba gratuitamente as principais notícias do dia no seu E-mail ou WhatsApp.
cadastre-se aqui

RECEBA NOSSA NEWSLETTER
GRATUITAMENTE

cadastre-se aqui

Colunistas Recursos do Pré-Sal opõem governador e prefeitos

Compartilhe esta notícia:

Receita é de R$ 70 bi, abaixo dos R$ 100 bi projetados; empresas privadas não deram lances. (Foto: Divulgação)

Esta coluna reflete a opinião de quem a assina e não do Jornal O Sul. O Jornal O Sul adota os princípios editorias de pluralismo, apartidarismo, jornalismo crítico e independência.

A nova regra de distribuição de recursos do Pré-Sal prestes a ser aprovada pela Câmara dos Deputados, vem sendo atacada pelo governador gaúcho Eduardo Leite governador Eduardo Leite que é contra o uso dos mesmos critérios dos fundos de participação dos Estados (FPE) e dos municípios (FPM). O governador prefere os mesmos critérios da Lei Kandir.

Municípios querem texto original

Já os prefeitos gaúchos reunidos em torno da Famurs, a Federação das Associações de Municípios, preparam uma caravana a Brasília na próxima semana para convencer os deputados a votarem o projeto,sem qualquer mudança. O presidente da Famurs, Dudu Freire, projeta que a proposta defendida pelo governador reduzirá os recursos dos municípios.

Brasil: um País onde o crime compensa?

Após cumprir prisão por pouco mais de quatro anos, o empresário Marcelo Odebrecht progrediu de regime de prisão domiciliar e visitou esta semana a sede da Odebrecht em São Paulo.

Outro caso de possível progressão de pena

Chefe do mega esquema que cometeu roubos bilionários nos cofres do Brasil e condenado na Lava-Jato, Lula está preso em regime fechado desde 7 de abril de 2018, na Superintendência da Polícia Federal em Curitiba (PR).

Quando foi julgado em primeira instância, Lula foi condenado a 9 anos e 6 meses de prisão. O Tribunal Regional Federal da Quarta Região, de segunda instância, aumentou a pena para 12 anos e 1 mês. A defesa de Lula recorreu novamente, desta vez ao STJ, que reduziu a pena para 8 anos e 10 meses de prisão. A progressão de regime é permitida para quem já cumpriu um sexto da punição.

Os dez deputados gaúchos contra a Lava-Jato

Das 175 assinaturas para a CPI destinada a investigar diálogos de membros da Operação Lava-Jato com base nas mensagens obtidas de fora criminosa, dez pertencem à bancada gaúcha: Afonso Mota, Marlon Santos e Pompeo de Matos (PDT);  Bohn Gass, Henrique Fontana, Marcon, Maria do Rosário, e Paulo Pimenta (PT); Fernanda Melchiona (PSOL) e Heitor Schuch (PSB).

Esta coluna reflete a opinião de quem a assina e não do Jornal O Sul.
O Jornal O Sul adota os princípios editorias de pluralismo, apartidarismo, jornalismo crítico e independência.

Compartilhe esta notícia:

Voltar Todas de Colunistas

Madrasta e madrinha são irmãs
Requisitos da aprendizagem
https://www.osul.com.br/recursos-do-pre-sal-opoem-governador-e-prefeitos/ Recursos do Pré-Sal opõem governador e prefeitos 2019-09-14
Deixe seu comentário
Pode te interessar