Terça-feira, 23 de setembro de 2025
Por Redação O Sul | 17 de setembro de 2025
Impulsionada por investimentos estaduais, a Fronteira-Oeste gaúcha vive uma nova fase na área da segurança pública. A garantia é do governo do Estado, que menciona exemplos como a da cidade de Uruguaiana (na divisa com a argentia Paso de Los Libres), onde há redução nos índices de criminalidade. “Renovação da frota e aquisição de novas armas e equipamentos, além do alinhamento estratégico entre forças de segurança, têm sido determinantes”, ressalta um texto publicado no site estado.rs.br.
A segurança pública é uma das prioridades da atual gestão do Palácio Piratini. Diversas medidas têm sido adotadas para reduzir a ocorrência de crimes em todo o Estado. Antes, os índices de criminalidade eram altos, o que gerava na sociedade um sentimento de insegurança.
Em 2018, Uruguaiana registrou 535 assaltos a pedestres, 15 roubos de veículos, 118 abigeatos (furto de gado), 11 homicídios dolosos (com intenção de matar), três feminicídios e um latrocínio (roubo com morte). Já no ano passado houve redução expressiva dessas ocorrências: foram 107 roubos a pedestres, dois roubos de veículos, 80 abigeatos, oito homicídios dolosos, um feminicídio e nenhum latrocínio.
Comparando-se esses dois anos, os roubos a pedestres e de veículos caíram, respectivamente, 80% e 87%, e o abigeato teve redução de 32%. Os homicídios dolosos diminuíram 27% e os feminicídios 67%. Nos latrocínios, a redução chegou a 100%.
Atuação estratégica
“Os números são resultado, principalmente, de três fatores: a integração entre os órgãos de segurança, a inteligência aplicada ao policiamento e os investimentos que geram resultados efetivos e concretos para a segurança pública de Uruguaiana”, destaca o subcomandante do 1º Batalhão de Policiamento de Área de Fronteira (BPAF), major Fabio Cezar Bilhar.
“Tivemos nos últimos anos uma renovação da frota. Nossas viaturas são novas e equipadas com a proteção balística, o que é fundamental para a segurança do policial militar. Ocorreu também uma renovação dos nossos armamentos e computadores, de modo que contamos com uma estrutura melhor aparelhada para oferecer o serviço público”, conta o titular da Delegacia de Repressão às Ações Criminosas Organizadas (Draco) de Uruguaiana, Nilson Pereira.
Para o comandante do 6º Batalhão de Polícia de Choque de Uruguaiana, major Ricardo Gruner de Oliveira, os investimentos constantes realizados pelo Executivo estadual resultam em um trabalho ainda mais qualificado: “Hoje, contamos com armas de primeira linha. Houve também uma renovação em equipamentos, viaturas e embarcações, o que se reflete diretamente no serviço prestado pelos nossos policiais”.
Outro ponto importante é o fortalecimento da relação entre a polícia e a comunidade. “Em Uruguaiana, a Brigada Militar é muito mais que a força policial: é uma parceira da comunidade, porque há uma grande integração”, destaca a comandante do 1º BPAF, capitã Amanda Melo de Paula.
Além de proteger a população e combater a criminalidade, os avanços na segurança atraem empresas e fomentam a economia. “O governo está fazendo sua parte, investindo para termos uma cidade segura e com várias atrações para o turismo”, afirma a presidente da Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL) de Uruguaiana, Maria Mercedes Urquiza.
(Marcello Campos)
Voltar Todas de Rio Grande do Sul