Terça-feira, 11 de Maio de 2021

Porto Alegre
Porto Alegre
24°
Mostly Cloudy / Wind

Notícias Reitor do IFRS morre vítima de câncer

Compartilhe esta notícia:

Osvaldo Casares Pinto  utava contra um câncer há mais de um ano. (Foto: Divulgação/IFRS)

O reitor do IFRS (Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul), Osvaldo Casares Pinto, morreu na manhã deste sábado, vítima de câncer. O professor tinha 55 anos e atuava no magistério há mais de 34 anos, todos eles dedicados à rede federal de educação profissional e tecnológica, e pela mesma instituição: o Colégio Técnico Professor Mário Alquati, hoje Campus Rio Grande do IFRS.

O IFRS decretou três dias de luto oficial, mas seguem mantidas as provas do processo seletivo da instituição, marcadas para este domingo.

Osvaldo Casares Pinto era graduado em engenharia civil e matemática pela Furg (Universidade Federal do Rio Grande). Possuía especialização na área de engenharia civil pela Furg, mestrado e doutorado na mesma área pela PUC-Rio (Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro).

Foi Diretor-geral do Campus Rio Grande por dois mandatos (2009 a 2013) e pró-reitor de Desenvolvimento Institucional do IFRS por três anos (2013/2015). Era casado com Carmen Lenira de Ávila Pinto desde 1987.

O reitor foi eleito pelos servidores e estudantes no pleito realizado no dia 8 de outubro de 2015 e recebeu posse no dia 18 de fevereiro de 2016, pelo então Ministro da Educação, Aloizio Mercadante. Em seu discurso de posse, o reitor agradeceu à comunidade pelo reconhecimento do seu trabalho, quando expressou: “São 33 anos trabalhando para a Rede Federal. Tomo posse com o intuito de continuar a expansão para possibilitar que um número cada vez maior de pessoas tenha a chance de frequentar um instituto federal”.

Os atos fúnebres serão realizados no átrio da Reitoria do IFRS, em Bento Gonçalves, na rua General Osório, 348, a partir das 16h deste sábado. Em Rio Grande, sua cidade natal, os atos fúnebres serão realizados no domingo, no anfiteatro Earle Barros do Campus Rio Grande, na rua Engenheiro Alfredo Huck, 475.

 

Compartilhe esta notícia:

Voltar Todas de Notícias

A madrugada e a manhã deste sábado foram violentas no trânsito gaúcho
O preço da gasolina no Brasil subiu 0,7% na semana e atingiu nova máxima pela quarta semana seguida
Deixe seu comentário
Pode te interessar