Sexta-feira, 29 de maio de 2026

Porto Alegre
Porto Alegre, BR
21°
Mostly Cloudy

CADASTRE-SE E RECEBA NOSSA NEWSLETTER

Receba gratuitamente as principais notícias do dia no seu E-mail.
cadastre-se aqui

RECEBA NOSSA NEWSLETTER
GRATUITAMENTE

cadastre-se aqui

Brasil Relator recomenda continuidade de ação contra o presidente da Câmara dos Deputados no Conselho de Ética

Compartilhe esta notícia:

Cunha é acusado de mentir em depoimento à CPI da Petrobras, em março, quando disse não possuir contas bancárias no exterior (Pedro Ladeira/Folhapress)

O deputado Fausto Pinato (PRB-SP), relator do processo que investiga o presidente da Câmara, Eduardo Cunha (PMDB-RJ), protocolou na manhã desta segunda-feira (16), no Conselho de Ética, o parecer preliminar do caso. Em entrevista coletiva, o parlamentar do PRB anunciou ter recomendado que o Conselho dê continuidade às investigações das denúncias em torno do peemedebista.

Pinato destacou aos repórteres que deu um parecer pela admissibilidade porque “todos os requisitos foram preenchidos” para dar seguimento ao processo. Os integrantes do Conselho de Ética devem se reunir no dia 24 para analisar o relatório do deputado do PRB.

O relator explicou que seu parecer foi embasado no artigo 4º do Código de Ética, já que, segundo ele, há indícios de que Cunha recebeu vantagens indevidas e omitiu informações relevantes. “Há indícios mínimos de autoria. Estou convencido que preenche todos os requisitos para dar andamento”, ressaltou Pinato.

Pelo regimento interno, Pinato teria até a próxima quinta-feira (19) para entregar o relatório prévio. No entanto, ele decidiu antecipar a apresentação. O parlamentar afirmou estar “convicto” e “com a consciência tranquila” ao decidir pela admissibilidade do processo de quebra de decoro.

Investigado na Operação Lava-Jato, Cunha é acusado pela Rede Sustentabilidade e pelo PSOL – autores da representação no Conselho de Ética – de mentir em depoimento à CPI da Petrobras, em março, quando disse não possuir contas bancárias no exterior. (AG) 

Compartilhe esta notícia:

Voltar Todas de Brasil

Deixe seu comentário

Os comentários estão desativados.

Limite para crédito rotativo reduz spread bancário para menor nível em dois anos
Paulo Maluf terá arroz com passas, tutu e carne assada durante ceia de Natal na Papuda
Pode te interessar