Sexta-feira, 29 de maio de 2026

CADASTRE-SE E RECEBA NOSSA NEWSLETTER

Receba gratuitamente as principais notícias do dia no seu E-mail.
cadastre-se aqui

RECEBA NOSSA NEWSLETTER
GRATUITAMENTE

cadastre-se aqui

Brasil Remédio para cólicas menstruais também pode combater outra doença

Compartilhe esta notícia:

A pesquisa está sendo desenvolvida por brasileiros, em Guarulhos. (Foto: Reprodução/Pixabay)

Pesquisadores da Universidade de Guarulhos, em São Paulo, fizeram uma descoberta. Eles identificaram a eficácia do ácido mefenâmico, que comercialmente é conhecido como Ponstan, para a esquistossomose. O grupo estuda novos usos para medicamentos já existentes e percebeu que o remédio utilizado para  cólicas menstruais pode ajudar também no tratamento da doença provocada pelo parasita Schistosoma mansoni.

Conforme o estudo, a medicação reduziu a carga parasitária em camundongos infectados com o verme em mais de 80%. Os testes em laboratório foram feitos com animais e a próxima etapa da validação são as testagens clínicas em humanos. Caso seja aprovado, ele se unirá ao praziquantel, único medicamento que trata a esquistossomose,atualmente, podendo ser ainda mais eficaz do que esse por atuar ainda na fase larval do parasita.

A doença

A esquistossomose atinge mais de 240 milhões de pessoas em todo o mundo, segundo dados da Organização Mundial da Saúde. A doença não recebe tanta atenção da indústria farmacêutica, por atingir mais a população em situação de pobreza, sem saneamento básico.

A transmissão da esquistossomose está ligada a locais com contato de água com caramujos infectados pelos vermes Schistosoma mansoni. Eles se alojam nas veias do mesentério e no fígado do paciente, que não apresenta sintomas nas primeiras duas semanas. Porém, o quadro pode evoluir, chegando a causar óbito.

Compartilhe esta notícia:

Voltar Todas de Brasil

Deixe seu comentário

Os comentários estão desativados.

Dinamarca prescreve “vitamina de cultura” para pacientes com depressão
Após interferência de Bolsonaro, deputados articulam uma PEC que dá autonomia à Polícia Federal
Pode te interessar