Sexta-feira, 21 de novembro de 2025

CADASTRE-SE E RECEBA NOSSA NEWSLETTER

Receba gratuitamente as principais notícias do dia no seu E-mail.
cadastre-se aqui

RECEBA NOSSA NEWSLETTER
GRATUITAMENTE

cadastre-se aqui

Dicas de O Sul Representantes da Justiça gaúcha destacam retomada e papel social da Ulbra

Compartilhe esta notícia:

A visita teve caráter institucional e reforçou o diálogo entre a Ulbra e os órgãos de Justiça do Estado

Foto: Bruna Linck/Ulbra

Nesta quarta-feira (19), a Ulbra (Universidade Luterana do Brasil) recebeu três das principais autoridades do sistema de Justiça do Rio Grande do Sul: o presidente do Tribunal de Justiça do Estado (TJRS), desembargador Alberto Delgado Neto; o Procurador-Geral de Justiça, Alexandre Saltz; e o Defensor Público-Geral do Estado, Nilton Leonel Arnecke Maria.

A comitiva foi recepcionada pelo presidente da Ulbra, Carlos Augusto Melke Filho; pelo vice-presidente, João Pedro Palhano Melke; pelo superintendente institucional, Ruy Irigaray; e pelo vice-presidente Tárik Deus.

A visita teve caráter institucional e reforçou o diálogo entre a Ulbra e os órgãos de Justiça do Estado, além de reconhecer o impacto acadêmico e social da instituição, especialmente nos cursos da área jurídica.

Reconhecimento ao papel da Ulbra

Durante a agenda, o presidente do Tribunal de Justiça ressaltou a relevância da Universidade no cenário educacional e comunitário. “É muito importante que instituições do porte da Ulbra possam se recuperar e contribuir com a sociedade. É um prazer poder estar aqui; já estivemos no curso de Direito também, palestrando. O padrão de ensino e seus mestres estão cada vez melhores, e todo mundo ganha com isso”, destacou.

O desembargador também destacou a atuação da Universidade durante a enchente ocorrida no Rio Grande do Sul, em maio do ano passado. “A Ulbra fez um trabalho excepcional na calamidade do ano passado. Teve atuação imediata, disponibilidade e organização, e isso mostra também a importância de o poder público investir em instituições acadêmicas.”

Impacto regional e atualização profissional

O Procurador-Geral de Justiça, Alexandre Saltz, enfatizou o papel da Ulbra no desenvolvimento do Rio Grande do Sul. “A Ulbra foi fundamental para o desenvolvimento da região metropolitana e não só aqui, mas também em outras regiões do Estado e do país.”

Aos estudantes de Direito, Saltz deixou uma orientação objetiva. “É importante que os profissionais do Direito tenham atualização com os problemas que estão acontecendo. A ideia de que o processo é sempre a solução está ultrapassada, existem outras formas de resolver conflitos”, destacou.

Parceria e compromisso social

Natural de Canoas, o Defensor Público-Geral, Nilton Leonel Arnecke Maria, ressaltou a relação próxima entre a comunidade e a Universidade. “Eu, que sou de Canoas, desde sempre acompanhei a Universidade, que passou por uma recuperação judicial.

A cidade toda torcia por um final com êxito, e a Ulbra conseguiu superar isso. Estamos vendo a retomada e a ampliação. É de grande importância para a formação de novos profissionais e para a evolução da sociedade como um todo”, contou.

Ele também agradeceu pela parceria de longa data entre a instituição e a Defensoria Pública. “Gostaria de agradecer à Ulbra, que é uma grande parceira da Defensoria Pública. Trabalhamos com alunos da Ulbra através dos convênios, e é uma atividade social muito importante”, finalizou.

Compartilhe esta notícia:

Voltar Todas de Dicas de O Sul

DJ Capu promete colocar todo mundo para dançar neste sábado no Palco Ulbra no Cais Embarcadero, em Porto Alegre
Ulbra lança Ultec School, nova escola de negócios com foco em tecnologia, empreendedorismo e comunicação
https://www.osul.com.br/representantes-da-justica-gaucha-destacam-retomada-e-papel-social-da-ulbra/ Representantes da Justiça gaúcha destacam retomada e papel social da Ulbra 2025-11-20
Deixe seu comentário
Pode te interessar