Quinta-feira, 28 de março de 2024

Porto Alegre

CADASTRE-SE E RECEBA NOSSA NEWSLETTER

Receba gratuitamente as principais notícias do dia no seu E-mail ou WhatsApp.
cadastre-se aqui

RECEBA NOSSA NEWSLETTER
GRATUITAMENTE

cadastre-se aqui

Economia Retirada de depósitos na poupança é a maior da história

Compartilhe esta notícia:

De janeiro a agosto, as retiradas de valores superaram as aplicações em 48,4 bilhões de reais. Foto: Lucas Uebel/ o Sul

O cenário de crise econômica e da recessão, com altas de tributos, desemprego, inflação e endividamento das famílias continua levando as pessoas a retirar recursos da caderneta de poupança. De janeiro a agosto deste ano, os saques de recursos superaram as aplicações em 48,4 bilhões de reais, segundo informações divulgadas nessa sexta-feira pelo BC (Banco Central).

Conforme a instituição, é a maior saída para este período desde o início da série histórica, em 1995. O montante também superou, em muito, o valor de toda a entrada de dinheiro registrada em 2014, que foi de 24 bilhões de reais. Só no mês passado, a saída líquida (acima do valor dos ingressos) de valores da poupança bateu nos 7,5 bilhões de reais, a maior quantia dos últimos 20 anos de aplicações. Também foi o oitavo mês consecutivo de evasão de recursos da caderneta.

A drenagem de dinheiro da tradicional modalidade de investimentos acontece em um momento difícil da economia, de recessão técnica, com queda do PIB (Produto Interno Bruto) por dois trimestres consecutivos, alta da inflação, que até julho acumula subida de 9,56%, o maior percentual desde novembro de 2003.

Além disso, também subiram vários tributos em 2015, diminuindo a renda disponível da população. Avançaram impostos sobre empréstimos, importados, carros, cosméticos, cervejas, vinhos, destilados, bancos, receitas das empresas, taxas de fiscalização de serviços públicos, gasolina e exportações de bens manufaturados.

O governo federal limitou benefícios sociais, como seguro-desemprego, auxílio-doença, abono salarial, pensão por morte e aumentou os tributos sobre folhas de pagamentos. Todas estas medidas foram examinadas pelo Congresso. (AG)

Compartilhe esta notícia:

Voltar Todas de Economia

Mega-Sena pode pagar 3 milhões de reais neste sábado
Medo de arrastão fez lojas fecharem as portas no Centro de Porto Alegre
https://www.osul.com.br/retirada-de-depositos-na-poupanca-e-a-maior-da-historia-de-janeiro-a-agosto/ Retirada de depósitos na poupança é a maior da história 2015-09-05
Deixe seu comentário
Pode te interessar