Sábado, 14 de fevereiro de 2026

CADASTRE-SE E RECEBA NOSSA NEWSLETTER

Receba gratuitamente as principais notícias do dia no seu E-mail.
cadastre-se aqui

RECEBA NOSSA NEWSLETTER
GRATUITAMENTE

cadastre-se aqui

Rio Grande do Sul Força-tarefa avalia como avançar na localização de bombeiros desaparecidos em incêndio no prédio da Secretaria de Segurança Pública de Porto Alegre

Compartilhe esta notícia:

Reunido com equipes de engenharia, tenente-coronel Estevam, comandante do 1° Batalhão do CBMRS da capital, detalha área de busca.

Foto: Divulgação SSP
Reunido com equipes de engenharia, tenente-coronel Estevam, comandante do 1° Batalhão do CBMRS da capital, detalha área de busca. (Foto: Divulgação SSP)

Para dar continuidade e avançar etapas nas ações de busca pelos dois bombeiros militares desaparecidos após o incêndio no prédio da SSP (Secretaria da Segurança Pública) na quarta-feira (14), integrantes do CBMRS (Corpo de Bombeiros Militar) se reuniram na manhã deste sábado (17) com um grupo de engenheiros de entidades públicas e privadas.

O tenente-coronel Eduardo Estevam Rodrigues, comandante do 1° Batalhão de Bombeiros Militar de Porto Alegre e que está coordenando os trabalhos de busca no terreno, apresentou aos profissionais as ações de combate ao fogo e de busca e resgate realizadas até o momento – atividade que permanece 24 horas em andamento.

PrédioSSP 17JUL foto6
No terreno da SSP, tenente-coronel Estevam orienta as equipes de busca e resgate. (Foto: Divulgação/SSP) 

Os engenheiros também foram apresentados às equipes de operação e fizeram um reconhecimento da área de escombros no prédio. A partir de agora, os trabalhos terão sequência de forma contínua com avaliações estruturais a cada passo para avançar na remoção de material do perímetro delimitado pela indicação das equipes de binômios (quatro duplas de bombeiro militar e cão de resgate).

Foi realizado um novo levantamento do prédio com imagens de drone para identificar os pontos de maior fragilidade e a necessidade de escoramento de estruturas de concreto.

Além de engenheiros peritos do IGP (Instituto-Geral de Perícias) e de servidores da Secretaria de Obras e Habitação do Estado, participam profissionais do Laboratório de Ensaios e Modelos Estruturais da UFRGS (Universidade Federal do Rio Grande do Sul), do Crea-RS (Conselho Regional de Engenharia e Agronomia do Rio Grande do Sul), do Ibape (Instituto Brasileiro de Avaliações e Perícias de Engenharia), da Defesa Civil Municipal e do curso de Engenharia da Unisinos. Também estão presentes profissionais da iniciativa privada com experiência e conhecimento do trabalho em estruturas colapsadas.

A Defesa Civil Estadual providenciou a instalação de barracas para servir de base ao trabalho dos engenheiros no pátio da SSP. Também permanece a ação integrada de apoio, empenhado desde o momento do incêndio, por parte da Secretaria da Segurança Municipal, da Defesa Civil Municipal, da EPTC (Empresa Pública de Transporte e Circulação) de Porto Alegre e da Brigada Militar, para garantir a segurança no perímetro das operações.

Compartilhe esta notícia:

Voltar Todas de Rio Grande do Sul

Polícia Rodoviária Federal apreende quase 250 quilos de maconha em Bom Jesus
Tóquio 2020 confirma primeiro caso de Covid na Vila Olímpica
Deixe seu comentário

Os comentários estão desativados.

Pode te interessar