Sábado, 20 de abril de 2024

Porto Alegre

CADASTRE-SE E RECEBA NOSSA NEWSLETTER

Receba gratuitamente as principais notícias do dia no seu E-mail ou WhatsApp.
cadastre-se aqui

RECEBA NOSSA NEWSLETTER
GRATUITAMENTE

cadastre-se aqui

Saúde Rio de Janeiro mantém obrigatoriedade de vacinação contra Covid para servidores

Compartilhe esta notícia:

Segundo o secretário municipal de Saúde, Daniel Soranz, o que ainda está em estudo é o tipo de punição para quem não obedecer à norma.

Foto: Tomaz Silva/Agência Brasil
Segundo o secretário municipal de Saúde, Daniel Soranz, o que ainda está em estudo é o tipo de punição para quem não obedecer à norma. (Foto: Tomaz Silva/Agência Brasil)

A obrigatoriedade de imunização contra a Covid-19 para servidores e prestadores de serviço da prefeitura do Rio está mantida, afirma o secretário municipal de Saúde, Daniel Soranz. Segundo ele, o que ainda está em estudo é o tipo de punição para quem não obedecer à norma.

Nesta terça-feira (14), uma decisão da Justiça do Rio suspendeu o decreto do prefeito Eduardo Paes, publicado no dia 18 de agosto, que previa, inclusive, a demissão de quem se negasse a tomar a vacina.

A desembargadora Marília de Castro Neves, do Órgão Especial do TJRJ (Tribunal de Justiça do Estado do Rio de Janeiro), concedeu liminar em resposta à ação proposta pelo deputado estadual Márcio Gualberto dos Santos.

Na decisão, ela destacou que o poder municipal não pode criar sanções não previstas na lei federal ou estadual.

O secretário de Saúde afirmou que a prefeitura vai recorrer da decisão.

“A prefeitura vai recorrer dessa decisão da Justiça que impede a punição desses servidores. Essa decisão não limita a prefeitura sobre a cobrança da vacinação dos servidores, mas, sim, pede que a gente reveja a punição desses servidores que não se vacinaram. Está mantida a obrigatoriedade da vacinação dos servidores. O que está em discussão é qual o tipo de punição que a prefeitura pode realizar ou não para esses servidores que não se vacinaram”, disse.

Na avaliação do secretário, a imunização desses trabalhadores é importante para manutenção dos serviços.

“É um entendimento da prefeitura que para atuar nas escolas, nos hospitais, na prefeitura como um todo, é necessário que a pessoa esteja vacinada para proteger a sua saúde e a saúde dos outros servidores e das pessoas que ela realizará o atendimento.”

Comprovante

O Rio de Janeiro iniciou nesta quarta (15) a exigência de comprovação da vacina contra a Covid-19 para acessar estabelecimentos como academias de ginástica, piscinas, centros de treinamento, clubes, estádios, vilas olímpicas, cinemas, teatros, circos, salas de concerto, museus, recreação infantil, pontos turísticos e feiras comerciais.

De acordo com Soranz, o decreto do prefeito que determinou a medida já foi referendado pela Justiça. Já a Câmara dos Vereadores decidiu pela aplicação de multa em caso de descumprimento.

“Isso está mantido e começa a vigorar a partir de hoje [quarta]. Tem apoio de grande parte da sociedade, principalmente, das instituições”, pontuou.

Compartilhe esta notícia:

Voltar Todas de Saúde

Presidente da Câmara diz que tratar de alterações na lei do impeachment “foge do escopo” do relatório da CPI
Pedido de vista suspende julgamento no Supremo sobre demarcação de terras indígenas
https://www.osul.com.br/rio-de-janeiro-mantem-obrigatoriedade-de-vacinacao-contra-covid-para-servidores/ Rio de Janeiro mantém obrigatoriedade de vacinação contra Covid para servidores 2021-09-15
Deixe seu comentário
Pode te interessar