Quarta-feira, 10 de dezembro de 2025

CADASTRE-SE E RECEBA NOSSA NEWSLETTER

Receba gratuitamente as principais notícias do dia no seu E-mail.
cadastre-se aqui

RECEBA NOSSA NEWSLETTER
GRATUITAMENTE

cadastre-se aqui

Rio Grande do Sul Rio Grande do Sul mantém tendência de queda em crimes letais no mês de novembro

Compartilhe esta notícia:

Exceção foram os assaltos com morte. que subiram de zero para três ocorrências. (Foto: Freepik)

O Rio Grande do Sul encerrou novembro com uma queda de 32% nos crimes violentos letais intencionais (CVLI), categoria na qual se enquadram os homicídios dolosos, feminicídios e latrocínios (roubos com morte). Foram 97 ocorrências, contra 143 no mesmo mês do ano passado. A estatística tem por base os dados do Observatório Estadual da Segurança Pública.

Conforme o governo gaúcho, a retração nos indicadores do setor reforça a tendência de que 2025 seja o ano mais seguro do Estado em duas décadas e meia de série histórica. A maior baixa foi verificada nos feminicídios (assassinatos de mulheres por questões de gênero), que passaram de dez para cinco registros (-50%). Já os homicídios caíram de 117 para 82 (-30%).

O mesmo não se pode dizer em relação aos latrocínios: se novembro de 2024 o Rio Grande do Sul não teve registros de crimes dessa modalidade, no décimo-primeiro mês deste ano foram três vítimas.

A redução dos crimes violentos fortalece ainda mais o trabalho das forças de segurança do Estado. Uma das áreas prioritárias do governador Eduardo Leite é frequentemente reconhecida no cenário nacional. Recentemente, a segurança pública gaúcha ficou no top 3 do Ranking de Competitividade dos Estados de 2025.

Outros incidentes

Pelo segundo mês consecutivo, novembro teve o menor número de assaltos a estabelecimentos comerciais no mapa gaúcho desde o início da série histórica (quando esse tipo de estatística passou a ser contabilizada regularmente), em 2010. Foram 235 casos, contra 376 em igual intervalo do ano passado (-38%).

Nos crimes patrimoniais também se destacam, ainda, as reduções de 38% nos roubos de veículos (220 para 136) e de 23% nos assaltos a pedestre (1.106 para 854). Na zona rural, os casos de abigeato (furto de gado) baixaram de 257 para 237 (-8%) na mesma base comparativa.

As ocorrências no âmbito do transporte coletivo (assaltos a passageiros e/ou condutores), por sua vez, caíram de 16 para 15 (-13%). A exceção ficou por conta dos ataques a banco, que subiram de um para três – no acumulado de janeiro a novembro, porém, esse tipo de episódio passou de 24 para 19 (alta de 21%).

“No último mês, o governo do Estado entregou mais de R$ 100 milhões em viaturas semiblindadas para os órgãos de segurança pública”, ressalta o titular da SSP, Mário Ikeda.

Ele acrescenta: “Esse investimento contínuo proporciona condições de trabalho ainda melhores para os homens e mulheres que compõem as fileiras das nossas polícias, e se reflete na queda dos índices de criminalidade. Continuaremos trabalhando e em busca de novas estratégias para que a população gaúcha fique mais bem protegida”.

(Marcello Campos)

Compartilhe esta notícia:

Voltar Todas de Rio Grande do Sul

Pagamento do IPVA 2026 no Rio Grande do Sul terá desconto de até 25% a partir da próxima semana
https://www.osul.com.br/rio-grande-do-sul-mantem-tendencia-de-queda-em-crimes-letais-no-mes-de-novembro/ Rio Grande do Sul mantém tendência de queda em crimes letais no mês de novembro 2025-12-10
Deixe seu comentário
Pode te interessar