Sexta-feira, 14 de novembro de 2025
Por Redação O Sul | 20 de junho de 2021
Distribuição da nova remessa será de acordo com as necessidades das coordenadorias regionais de saúde (CRS).
Foto: Felipe Dalla Valle/Palácio PiratiniUma nova remessa de 526.500 doses de vacina Astrazeneca/Fiocruz está prevista para chegar no Rio Grande do Sul na manhã desta segunda-feira (21). O voo AD4515 está previsto para pousar às 9h40 no aeroporto Salgado Filho.
O Ministério da Saúde começou a distribuir no domingo (20), 7,6 milhões de doses da vacina da AstraZeneca para Estados e o Distrito Federal. Produzidas pela Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz), as doses serão destinadas para completar a imunização de grupos prioritários com a segunda dose do imunizante contra a covid-19. O intervalo entre as duas doses é de 3 meses.

De acordo com a chefe da Divisão de Vigilância Epidemiológica do Centro Estadual de Vigilância em Saúde (Cevs), Tani Ranieri, essas doses deverão ser utilizadas para a segunda aplicação, mas não serão distribuídas imediatamente. O lote irá para a Central Estadual de Armazenamento e Distribuição de Imunobiológicos (Ceadi), em Porto Alegre, para distribuição às 18 coordenadorias regionais de saúde (CRS) e aos municípios em momento oportuno.
A vacina será destinada à segunda dose de idosos entre 60 e 64 anos, trabalhadores da saúde, e agentes das forças de segurança e salvamento e Forças Armadas que atuam na linha de frente da pandemia, com o objetivo de completar os esquemas vacinais destes grupos.
De acordo com o Ministério da Saúde, a estratégia de distribuição é definida em reuniões entre União, Estados e municípios, seguindo as confirmações do cronograma de entregas por parte dos laboratórios. O objetivo, diz a pasta, é garantir a cobertura do esquema vacinal no tempo recomendado de cada imunizante: no caso da vacina da Fiocruz, o intervalo é de 12 semanas.
Desde janeiro, mais de 115 milhões de doses de imunizantes contratados foram destinados aos Estados. Serão mais de 120 milhões de doses entregues pela pasta. Até o momento, mais de 85 milhões foram aplicadas.
Em Santiago e Júlio de Castilhos
A mobilização para dar seguimento à campanha de vacinação contra covid-19 se manteve no domingo (20). Em Júlio de Castilhos, na região central do Estado, profissionais de saúde foram até a casa das pessoas para aplicar a vacina. Na mesma região, também houve vacinação em Santiago.
O Rio Grande do Sul já aplicou 4,1 milhões de primeiras doses da vacina contra a Covid-19, o que representa quase 50% da população gaúcha acima de 18 anos. De segundas doses foram 1,6 milhão de vacinas aplicadas, e 18% da população.
Voltar Todas de Rio Grande do Sul