Sábado, 27 de abril de 2024

Porto Alegre

CADASTRE-SE E RECEBA NOSSA NEWSLETTER

Receba gratuitamente as principais notícias do dia no seu E-mail ou WhatsApp.
cadastre-se aqui

RECEBA NOSSA NEWSLETTER
GRATUITAMENTE

cadastre-se aqui

Rio Grande do Sul Com temperaturas acima dos 40 graus, o Rio Grande do Sul bateu recorde de calor neste sábado

Compartilhe esta notícia:

Onde de calor fez com que muitos gaúchos procurassem as praias

Foto: Divulgação
Onda de calor faz com que muitos gaúchos procurem as praias. (Foto: Divulgação)

O calor que atinge o Rio Grande do Sul provocou, neste sábado (28), o recorde nos termômetros gaúchos em 2019. A temperatura máxima de 41,2°C em São Gabriel, na Fronteira Oeste do Estado, foi a maior do dia no País e superou com folga a marca de 40,2ºC registrada duas vezes em Campo Bom, no Vale do Sinos.

Este domingo (29) será mais um dia de calor extremo no Rio Grande do Sul. A previsão é de temperaturas de 40°C em muitos municípios do Estado. O ar quente associado ao tempo firme favorece índices extremos de radiação ultravioleta, com alerta para o alto risco de incêndios em mata.

Entre a segunda-feira (30) e a terça-feira (31) os modelos projetam as tardes mais quentes dessa onda de calor com previsão de calor histórico em algumas cidades gaúchas.

Chuva

Neste domingo, a aproximação de uma nova frente fria deverá provocar chuva em todas as regiões.

Na segunda, o predomínio do ar quente e úmido manterá o calor, com temperaturas superiores a 35°C e pancadas de chuva de verão na maioria das localidades. Na terça-feira e na quarta-feira (1°), o deslocamento de uma área de baixa pressão pode provocar chuva em todo Estado, com risco de temporais isolados.

Os volumes estimados de chuva deverão oscilar entre 15 e 30 mm na maioria das áreas do Estado. Na Zona Sul, Planalto e nos Campos de Cima da Serra, os totais deverão superar 40 mm, e poderão alcançar 50 mm em alguns municípios.

Também na segunda-feira, o predomínio do ar quente e úmido manterá o calor, com os termômetros registrando mais de 35°C e precipitações de verão na maioria das cidades gaúchas.

Já na terça-feira (véspera de Ano Novo), bem como na quarta-feira (1° de janeiro), o deslocamento de uma área de baixa pressão pode provocar mais chuva em todo o território do Rio Grande do Sul. Não está descartado o risco de temporais em áreas isoladas durante o feriado.

Os volumes estimados de chuva deverão oscilar entre 15 e 30 milímetros na maioria das regiões do Estado. Na Zona Sul, Planalto e Campos de Cima da Serra, os totais provavelmente passarão de 40 milímetros, chegando a alcançar 50 milímetros em alguns municípios.

Compartilhe esta notícia:

Voltar Todas de Rio Grande do Sul

Um deputado federal gaúcho quer reduzir em 25% o valor da cota para despesas com “mordomias” de parlamentares
Polícia Rodoviária Federal apreende cerca de 250 mil maços de cigarros irregulares em Vacaria
https://www.osul.com.br/rio-grande-do-sul-tem-recorde-de-calor/ Com temperaturas acima dos 40 graus, o Rio Grande do Sul bateu recorde de calor neste sábado 2019-12-28
Deixe seu comentário
Pode te interessar