Quarta-feira, 26 de agosto de 2026

Porto Alegre
Porto Alegre, BR
18°
Fair

CADASTRE-SE E RECEBA NOSSA NEWSLETTER

Receba gratuitamente as principais notícias do dia no seu E-mail.
cadastre-se aqui

RECEBA NOSSA NEWSLETTER
GRATUITAMENTE

cadastre-se aqui

Política Roberta Luchsinger pediu ajuda de Lulinha para fechar negócios do Careca do INSS com o governo do seu pai

Compartilhe esta notícia:

Defesa do filho do presidente diz que não fez intervenção por contratos. (Foto: Reprodução)

A Polícia Federal (PF) aponta que a lobista Roberta Luchsinger pediu a intervenção do filho mais velho do presidente Luiz Inácio Lula da Silva, Fábio Luís Lula da Silva, o Lulinha, para tentar fechar negócios de interesse de Antônio Camilo Antunes, o Careca do INSS, com o Ministério da Saúde.

Mensagens acessadas pela PF no celular da empresária mostram que havia uma pressão sobre Lulinha, como Fábio Luís é conhecido, para que participasse das discussões sobre a tentativa de contratação de material derivado de canabidiol e de kits para teste de dengue. Nenhum dos contratos foi fechado.

As informações constam em investigação preliminar e em representação da PF enviadas ao ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) André Mendonça, que autorizou abertura de inquérito sobre o caso diante da suspeita de tráfico de influência. O material está sob sigilo.

Os diálogos mostram movimentações de Roberta para conseguir fechar os negócios, a pedido do Careca do INSS, antes que Lulinha se mudasse para a Espanha, em 2025.

A defesa de Fábio Luís diz que ele começou a preparar sua mudança ainda em 2024 e que tem vínculos profissionais com uma empresa da Espanha que não tem relação direta ou indireta com o governo brasileiro.

“Ele vive na Espanha exclusivamente com o resultado do seu trabalho. Uma vida simples, mas muito digna e sem luxo, ao contrário do que estão dizendo”, diz o advogado Marco Aurélio de Carvalho, que representa Lulinha.

A defesa afirma que ele “nunca, em nenhum momento, fez nenhuma intervenção e nenhuma reunião” em favor de negócios do Careca do INSS. “Nos autos, não tem nada que desminta isso. O que a Polícia Federal tem é um quebra-cabeça de ilações, com inferências não conclusivas.”

As defesas de Roberta Luchsinger e de Antônio Camilo não se manifestaram. Anteriormente, a defesa de Roberta disse que não se posicionaria sobre inquérito sob sigilo.

Em mensagens enviadas em 23 de janeiro de 2025, Roberta se queixa de que o Careca do INSS estava pressionando para que os negócios de seu interesse fossem fechados logo, e que o empresário não tinha coragem de fazer a mesma pressão sobre Lulinha.

Ela diz que comentou o assunto com o filho do presidente, e que seria bom “o Fábio se mexer”. A PF interpreta, nesse diálogo, que “as demandas solicitadas por Antônio dependem da intervenção de Fábio”.

As conversas de Roberta são com Gustavo Gaspar, empresário e ex-assessor do senador Weverton Rocha (PDT-MA). Ele também participava dos negócios com o Careca do INSS. Procurado, o advogado de Gaspar disse que ainda não teve acesso aos autos.

Nesse período, os diálogos apontam que o empresário, que era o dono de uma empresa de Cannabis medicinal, tinha dívidas e precisava de dinheiro. Ao falar à época sobre a situação financeira dele, Roberta afirmou ter o sentimento de que “a casa do Antônio vai cair”.

Meses depois, ele virou um dos principais alvos da Operação Sem Desconto, sobre suspeitas de desvio de benefícios de aposentados e pensionistas. Antônio Camilo está preso desde setembro do ano passado. Gustavo Gaspar também foi preso na operação e, atualmente, está em regime domiciliar.

A PF afirma que, em 27 de janeiro de 2025, Roberta procurava uma “solução para capitalizar” o Careca do INSS, e pressionava o então secretário-executivo do Ministério da Saúde, Swedenberger do Nascimento Barbosa, o Berger.

Lulinha se mudou definitivamente do Brasil para a Espanha ainda em 2025. Em janeiro de 2026, ele abriu uma empresa em Madri.

Os documentos da Polícia Federal também destacam conversas de Roberta com Marco Aurélio Ribeiro, o Marcola, ex-chefe de gabinete de Lula.

Desde março de 2024, Roberta trabalhava para emplacar os contratos com o governo. Em março, ela diz ao então chefe de gabinete, referindo-se a Berger: “Mas vc vai pra cima dele pq eu fiz Gustavo investir lá na empresa do canabidiol rsrs”.

Em maio, ela diz a Marcola: “Temos q colocar Fábio em cima do berge rsrs”. Marco Aurélio responde: “blz”.

Em outubro de 2024, Roberta e Marcola combinam um churrasco. Ela pede que ele leve Berger, a pedido de Fábio Luís. Em novembro do mesmo ano, Roberta afirma a Marcola: “Fabio ta la em Portugal e acordou lá hoje me pedindo pra falar com vc pra vc fazer uma pressão no Berger dos pedidos”. (Com informações da Folha de S.Paulo)

Compartilhe esta notícia:

Voltar Todas de Política

Deixe seu comentário

Verificação de Email - você receberá um email de confirmação após enviar o seu primeiro comentário, mas ele só será publicado depois que você clicar no link de verificação enviado para a sua conta de e-mail para confirma-lo. Os próximos comentários serão publicados automaticamente por 30 dias!

0 Comentários
mais recentes
mais antigos Mais votado
Banqueiro Daniel Vorcaro depõe nesta quinta à Polícia Federal
Pode te interessar
0
Adoraria saber sua opinião, comente.x