Sábado, 04 de outubro de 2025

CADASTRE-SE E RECEBA NOSSA NEWSLETTER

Receba gratuitamente as principais notícias do dia no seu E-mail.
cadastre-se aqui

RECEBA NOSSA NEWSLETTER
GRATUITAMENTE

cadastre-se aqui

| Robô confirma que Marte teve rios e lagos por até 10 milhões de anos

Compartilhe esta notícia:

Cratera Gale de Marte, região investigada pelo jipe-robô Curiosity, já abrigou rios, deltas e lagos. (Crédito: Reprodução)

A cratera Gale de Marte, região investigada pelo jipe-robô Curiosity, já abrigou rios, deltas e lagos intermitentes por até 10 milhões de anos, indica um novo estudo da Nasa (agência espacial americana). Imagens de satélite da superfície do planeta vermelho já sugeriam a existência passada de grandes massas de água líquida no astro e, agora, finalmente, uma missão de solo confirma que a superfície marciana era muito mais parecida com a da Terra do que é hoje.

A descoberta foi feita a partir da análise de rochas sedimentares pelas câmeras e instrumentos científicos do Curiosity. Ao avaliar a geometria, textura e composição das rochas no local cientistas concluíram que a maneira com que a paisagem em Gale se formou só pode ser explicada pela presença de água líquida em grandes quantidades.

Os resultados da análise foram publicados em um estudo na revista Science, liderado por John Grotzinger, cientista da Nasa e do Instituto de Tecnologia da Califórnia (EUA). Os lagos teriam começado a se formar cerca de 3,5 bilhões de anos atrás.

Evaporação constante.

A atmosfera rarefeita de Marte, porém, favorece muito a evaporação, e cientistas acreditam que as massas d’água que existiram ali eram intermitentes, e com frequência se esgotavam. Os dados sugerem que os lagos duravam de 100 a 10 mil anos, e desapareciam para depois voltar. Ainda assim, no segmento de 9 quilômetros analisado pelo jipe-robô, cientistas estimam que um lago chegou a ter, no mínimo, 75 metros de profundidade, considerado o atual fundo da cratera.

A paisagem registrada pelos cientistas, que descreve um ambiente úmido e lamacento, se assemelha a um ambiente terráqueo. “A erosão na parede e borda norte da cratera Gale gerou cascalho transportado para o sul em córregos rasos”, explica Grotzinger.

“Esses depósitos avançavam em direção ao interior da cratera, rio abaixo, se transformando em depósitos mais finos [textura de areia]. E deltas, ali, marcavam o limite de um lago antigo onde sedimentos ainda mais finos [textura de lama] se acumulavam, preenchendo a cratera e o leito do lago.”

Entusiasmo da comunidade científica.

O novo estudo – assim como a descoberta de que Marte possui pequenos veios de água corrente ainda hoje – deixou entusiasmados cientistas que avaliam a capacidade de o planeta ter abrigado vida. “A geologia de Marte ainda guarda a possibilidade incrível de que a vida exista ou tenha sido preservada, pela água ser tão abundante em Marte”, afirma Marjorie Chan, geóloga da Universidade de Utah (EUA) que escreveu artigo comentando a descoberta.

“Na Terra, é provável que toda e qualquer água próxima à superfície tenha sido ‘contaminada’ com alguma forma de vida microbiana nos últimos cerca de 3,5 bilhões de anos. Teria Marte águas puras e sem vida?”, questiona a cientista. (AG)

Compartilhe esta notícia:

Voltar Todas de |

Cheia do Guaíba obriga moradores a deixarem casas nas ilhas
Windows 10 estará disponível para celulares antigos a partir de dezembro
https://www.osul.com.br/robo-confirma-que-marte-teve-rios-e-lagos-por-ate-10-milhoes-de-anos/ Robô confirma que Marte teve rios e lagos por até 10 milhões de anos 2015-10-11
Deixe seu comentário
Pode te interessar