Quarta-feira, 18 de fevereiro de 2026
Por Redação O Sul | 17 de fevereiro de 2026
Uma equipe de robôs humanoides se uniu a jovens praticantes de kung fu – arte marcial milenar e mundialmente conhecida – para apresentar uma performance de tirar o fôlego durante o “Chunwan”, Festival de Gala da Primavera. O evento é um dos destaques da programação do Ano Novo Chinês, que tem o cavalo como animal regente em 2026.
Acompanhada por centenas de milhões de lares no gigante asiático, a demonstração incluiu uma série de acrobacias coreografadas e movimentos sincronizados. Comentaristas de Pequim elogiaram a alternância de momentos de tirar o fôlego e movimentos de graciosa elegância, boa parte deles marcada pela agilidade e a destreza dos robôs.
Os humanoides também utilizaram armas tradicionais da modalidade, tais como espadas e nunchakus, demonstrando velocidade, equilíbrio, coordenação e precisão que maravilharam o público.
Desde sua primeira transmissão em 1983, o evento é reconhecido pelo Guinness World Records como o programa de televisão anual mais assistido do planeta. Contribuiu para isso o fato de a China ser o país mais populoso do planeta, com mais de 1,4 bilhão de habitantes.
O Festival da Primavera foi inclusive inscrito, em dezembro de 2024, na Lista Representativa do Patrimônio Cultural Imaterial da Humanidade da Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (Unesco).
Expansão do mercado
O entusiasmo em torno do setor de robôs humanoides da China surge no momento em que grandes empresas, incluindo AgiBot e Unitree, se preparam para ofertas públicas iniciais este ano, e startups domésticas de inteligência artificial lançam uma série de modelos de ponta durante o lucrativo feriado público de nove dias do Ano Novo Lunar.
Na edição anterior da celebração do Ano Novo Chinês, uma das atrações impressionou os espectadores ao contar com 16 robôs Unitree em tamanho real, girando lenços e dançando em uníssono com artistas humanos. O fundador da Unitree se encontrou com o presidente Xi Jinping semanas depois em um simpósio de tecnologia de alto nível, o primeiro do tipo desde 2018.
O líder nacional, por sua vez, reuniu-se no ano passado com cinco fundadores de startups de robótica. No mesmo período, conheceu pessoalmente quatro empreendedores de veículos elétricos e quatro de semicondutores, dando ao setor nascente uma visibilidade incomum. (com informações da rede CNN)
Você receberá um email de confirmação após enviar o seu primeiro comentário, mas ele só será publicado depois que você clicar no link de verificação enviado para a sua conta de e-mail para confirma-lo. Os próximos comentários serão publicados automaticamente por 30 dias!