Quinta-feira, 18 de junho de 2026
Por Redação O Sul | 16 de março de 2021
Lorenzoni foi o autor da Lei da Liberdade Econômica aprovada pela Assembleia Legislativa em 2019
Foto: André Lisbôa/Divulgação.AGência ALRSO prefeito Sebastião Melo (MDB) anunciou, nesta terça-feira (16), que o ex-deputado estadual Rodrigo Lorenzoni (DEM) será o novo secretário de Desenvolvimento Econômico e Turismo de Porto Alegre. A pasta, que é a última a ter o seu titular definido na atual administração, estava sob a gestão do vice-prefeito Ricardo Gomes (DEM).
Peça central na campanha que elegeu o emedebista, o Desenvolvimento Econômico foi eleito como uma das prioridades do governo em razão da crise que atinge boa parte dos setores produtivos na Capital. Por isso, inicialmente, houve a busca por um nome técnico – que esbarrou no salário de R$ 12,9 mil, abaixo do oferecido pelo mercado financeiro.
Gomes, que presidiu o IEE (Instituto de Estudos Empresariais) e é um dos autores da Lei de Liberdade Econômica que vigora em Porto Alegre, foi a alternativa provisória encontrada para a composição do secretariado. Lorenzoni, que assume o cargo, foi o autor da Lei da Liberdade Econômica aprovada pela Assembleia Legislativa em 2019.
O ex-deputado estadual também acumula a experiência de ter ficado à frente da secretaria Estadual Desenvolvimento Econômico e Turismo. Nomeado pelo governador Eduardo Leite (PSDB) em maio de 2020, após passagem na secretaria de Articulação e Apoio aos Municípios, Rodrigo Lorenzoni perdeu espaço neste ano com a reforma administrativa.
O processo culminou na separação das pastas lideradas pelo democrata – sendo que o político permaneceria à frente apenas do Turismo. Agora, a tendência é de que um novo nome seja anunciado pelo Palácio Piratini. A prefeitura de Porto Alegre ainda não confirmou uma data para a posse de Rodrigo Lorenzoni.
Verificação de Email - você receberá um email de confirmação após enviar o seu primeiro comentário, mas ele só será publicado depois que você clicar no link de verificação enviado para a sua conta de e-mail para confirma-lo. Os próximos comentários serão publicados automaticamente por 30 dias!
Quem é o pai do Rodrigo Lorenzoni
O secretário terá uma árdua tarefa a desempenhar, principalmente no tocante ao turismo, pois os fomentadores do “fica em casa” e do “fecha tudo” estão levando à falência esse importante setor da economia.