Terça-feira, 30 de abril de 2024

Porto Alegre
Porto Alegre, BR
19°
Thunderstorm

CADASTRE-SE E RECEBA NOSSA NEWSLETTER

Receba gratuitamente as principais notícias do dia no seu E-mail ou WhatsApp.
cadastre-se aqui

RECEBA NOSSA NEWSLETTER
GRATUITAMENTE

cadastre-se aqui

Acontece Romance tramado no encontro de gerações

Compartilhe esta notícia:

(Foto: Divulgação)

Avó e netas escrevem livro para resgatar histórias de família e presenteiam os leitores com coloridos vislumbres da saga da constituição do Rio Grande do Sul

“Como oficial do exército, conheço muitas cidades gaúchas e suas histórias; nessas histórias, muitos Guterres; um nome espalhado pelo interior do estado e relacionado com a conquista do Rio Grande do Sul. (…) Tudo inicia na época do Tratado de Tordesilhas que estabeleceu os limites entre Espanha e Portugal. Naquele tempo, os tratados entre países e as bulas papais tinham valor de lei universal. Entretanto, os textos eram dúbios, talvez propositadamente. E essas imprecisões faziam com que os mais fortes impusessem suas vontades. (…) O Tratado nunca foi respeitado nem por portugueses, nem por espanhóis”. O depoimento que dá voz ao pai da autora, Edil Mazzini Canarim, sobrinho de Lydia Guterres, evidencia o ramo familiar comum ao ilustre sobrenome.

O trecho faz parte do livro “Navegando Através dos Séculos – a história romanceada da família Guterres, um dos troncos seculares do Rio Grande do Sul” (Consultor Editorial), de Marlene Canarim Danesi e Floriana Danesi Breyer, que tem lançamento em 4 de Dezembro, terça-feira, a partir das 19h, no Espaço Cultural 512, na Rua João Alfredo, nº 512, Bairro Cidade Baixa, em Porto Alegre.

Neste romance com base em dados históricos, os capítulos não obedeçam à ordem cronológica, muito menos o mesmo estilo literário. Enquanto Marlene centra sua narrativa no aspecto histórico, ainda que romanceado, os relatos de Floriana se apresentam ao leitor revestidos de realismo mágico.

A viagem no tempo – e na história familiar – remonta Domingos de Brito Peixoto, bandeirante paulista, filho e neto dos povoadores de São Vicente, que em 1684 empreende com a esposa Ana de Guerra Prado e os dois filhos o povoamento do sul do país. Com o posterior falecimento do pai e do irmão mais velho, o filho Francisco leva adiante o projeto, sendo responsável pela fundação de Laguna. Fruto da união com Severina, uma índia carijó, gerou Maria de Brito Peixoto. Essa mestiça casa-se com Agostino Guterres, natural do Reino de Valência. O casal é que partirá na aventura de desbravar o Continente de São Pedro, ajudando a desenhar as fronteiras e limites do que hoje conhecemos por Rio Grande do Sul.

História familiar

O livro trata de história, mas não se limita a relatar acontecimentos, vai além, na tentativa de entender as razões dos antepassados abandonarem o lugar onde nasceram e de se estabelecerem em terras distantes e primitivas, conforme a autora. O projeto do livro surgiu há quatro anos, quando Marlene tomou contato com a pesquisa histórica sobre as origens dos ancestrais, remontando há mais de dez gerações, antes do século XVII, trabalho de pesquisa do cunhado Paulo Flores Pinto, membro do Instituto Histórico e Geográfico do Rio Grande do Sul.

Fonoaudióloga, escritora e apaixonada por viagens, Marlene encontrou no seu caminho como autora o desafio de mergulhar no passado e escrever sobre a própria existência. “Minha identidade reside na memória da infância, da adolescência e da maturidade, mas senti necessidade em falar dos antepassados. Levei muitos anos ouvindo episódios de aventuras e sinto-me impregnada pela vida desses personagens. Escrever é recuperar suas histórias e deixar um legado para meus descendentes”, explica. Ela teve neste livro a parceria das netas Floriana Danesi Breyer, artista plástica, apaixonada por arte, história, literatura e, principalmente, p elo Brasil e América Latina, e Julia Danesi Pernambuco, designer gráfica, ilustradora, cantora e compositora – provas vivas de que esse legado já é realidade.

Lançamento

“Navegando Através dos Séculos” é o mais novo lançamento de 2018 da Consultor Editorial Publicações, editora de Canoas. A obra tem apresentação de Miguel Frederico do Espírito Santo, presidente do Instituto Histórico e Geográfico do Rio Grande do Sul.

A capa e as ilustrações em sua maioria são de Julia, que também assina o projeto gráfico com Floriana, e Diagramação e edição de imagens de Priscila Pereira Pinto, Revisão de texto de Renildo Baldi e Investigação histórica de Paulo Flores Pinto, com consultoria do diretor e editor Paulo Tedesco.

O livro estará à venda no lançamento que contará com performance artística exclusiva – das netas Floriana e Julia, que vão representar as antepassadas Severina, índia carijó, e Lola, espanhola, e farão leitura dramatizada de trechos da obra. O evento contará com sessão de autógrafos e coquetel para convidados.

Compartilhe esta notícia:

Voltar Todas de Acontece

Deivti Dimitrios retorna à presidência da OAB/ Gravataí
Loja Multiflon realiza uma Outlet de Natal em Caxias do Sul
https://www.osul.com.br/romance-tramado-no-encontro-de-geracoes/ Romance tramado no encontro de gerações 2018-12-04
Deixe seu comentário
Pode te interessar