Segunda-feira, 04 de maio de 2026

Porto Alegre
Porto Alegre, BR
17°
Fair

CADASTRE-SE E RECEBA NOSSA NEWSLETTER

Receba gratuitamente as principais notícias do dia no seu E-mail.
cadastre-se aqui

RECEBA NOSSA NEWSLETTER
GRATUITAMENTE

cadastre-se aqui

Política Romeu Zema diz que vai “privatizar tudo” se for eleito presidente do Brasil

Compartilhe esta notícia:

No argumento do pré-candidato, as privatizações poderiam contribuir para a queda dos juros.

Foto: Reprodução
No argumento do pré-candidato, as privatizações poderiam contribuir para a queda dos juros. (Foto: Reprodução)

O pré-candidato a presidente da República e ex-governador de Minas Gerais Romeu Zema (Novo-MG) afirmou que, se eleito, vai privatizar todas as empresas estatais que ainda estão sob o controle da União. Segundo ele, a medida ajudaria a reduzir a taxa de juro no Brasil “de maneira mais rápida”.

“Se eleito vou privatizar tudo. Isso vai provocar uma queda de juros muito rápida porque virá junto de uma reforma administrativa, uma reforma previdenciária, revisão de benefícios sociais”, afirmou em entrevista ao programa Canal Livre.

Hoje, a União ainda mantém o controle de estatais em áreas como energia, bancos, logística, tecnologia e serviços, entre elas Petrobras, Banco do Brasil, Caixa Econômica Federal, BNDES, Correios, Serpro, Dataprev, Telebras, Casa da Moeda, Embrapa e empresas ligadas ao setor nuclear, como a ENBPar e a Eletronuclear. Zema não detalhou a quais delas se refere.

No argumento de Zema, as privatizações podem contribuir para a queda dos juros porque melhorariam a percepção de risco fiscal. O efeito, porém, não é automático nem necessariamente rápido: desestatizações costumam levar tempo por dependerem de modelagem e, muitas vezes, de aprovação do Congresso e de disputas judiciais.

Zema afirmou que a privatização viria acompanhada de reforma administrativa, reforma previdenciária e revisão de benefícios sociais, mas também não detalhou quais regras seriam alteradas, quais carreiras seriam atingidas, nem quais programas ou despesas entrariam na revisão.

Compartilhe esta notícia:

Voltar Todas de Política

Deixe seu comentário

Verificação de Email - você receberá um email de confirmação após enviar o seu primeiro comentário, mas ele só será publicado depois que você clicar no link de verificação enviado para a sua conta de e-mail para confirma-lo. Os próximos comentários serão publicados automaticamente por 30 dias!

9 Comentários
mais recentes
mais antigos Mais votado
Feedbacks embutidos
Ver todos os comentários
Ricardo Vicari Fernandes
4 de maio de 2026 09:59

Acordo as 10 e todos amiguinhos já teceram s comentários s alcance. Vestibular p Candidato. Meritocracia eletiva. Sufrágio privatizado em autarquia, sem STE – nunca nomeado. ESCOLA PÚBLICA DE CADETES DA POLÍTICA. S filharada. S amantes. S cargos inconfiáveis. 1 ideologia 1 partido. Siglas fixas, s federação facção. S apelidos, sem a Sarneização de Ribamar. S nome social, 1 partido Lgvtxyzkhdp – para ofendidos. E recibos impressos a tinta, que n se apagam. ZEMA, o 1° Vestibulando privado… Macaco também é gente! Ab.

Fabio Luis
4 de maio de 2026 01:42

Mentalidade de milionário é isso, por crianças trabalhar invés de estudar
Nenhuma proposta substancial ao povo, ele vê isso em algum lugar e achou legal
Vamos ensinar esses políticos, crime escolas de turno integral, profissionalizantes, não somente para elite escolas particulares, planos de saúde particulares, nem todos tem condições de adquirir

Johnny
3 de maio de 2026 21:31

Agua,luz, combustiveis, alimentos, Educaçao, Segurança Publica e Educaçao nao pode privatiar, onde ja ocorreu isso, se ve o Povo pagando a conta muito mais cara…

Jorge Bressan
3 de maio de 2026 21:08

Certissimo,acabar com o cabide de empregos da PTzada!!

ochoavanderlei@gmail.com
3 de maio de 2026 18:25

É só o que a direita sabe fazer. Criar pedágio, entregar nessas estatais de mão beijada para os amigos empresários ( será que não levam propina?” e tirar direitos dos trabalhadores. São contra tudo de bom que o ESTADISTA LULA faz para o povo. E tem marmitwiro que vota nessas nabas.

Eloa Gute
3 de maio de 2026 14:23

Tu vai ser presidente dos cachorros e ainda é muito!

box1
3 de maio de 2026 14:45
Responder para  Eloa Gute

Como assim privatizar as “tetas” da cumpanheirada kkk

José Carlos Benetti
3 de maio de 2026 16:34
Responder para  box1

Nenhum político vai assinar uma reforma deste tipo, acabaria com as tetas e muletas. Político vive disto.

Vanderlei Ochôa
3 de maio de 2026 18:40
Responder para  Eloa Gute

Será que os cachorros gostariam de ter um cara destes com presidente? Cortados.

Bolsonaro tem “boa evolução clínica” após cirurgia no ombro, diz boletim médico
Marco Rubio, secretário de Estado de Trump, se reunirá com papa Leão, diz imprensa italiana
Pode te interessar
9
0
Adoraria saber sua opinião, comente.x