Sábado, 20 de abril de 2024

Porto Alegre

CADASTRE-SE E RECEBA NOSSA NEWSLETTER

Receba gratuitamente as principais notícias do dia no seu E-mail ou WhatsApp.
cadastre-se aqui

RECEBA NOSSA NEWSLETTER
GRATUITAMENTE

cadastre-se aqui

| Rotativo do cartão agora só poderá ser usado por, no máximo, 30 dias

Compartilhe esta notícia:

Objetivo da medida é baratear os custos das transações para lojistas e consumidores. (Foto: Banco de Dados/O Sul)

O Conselho Monetário Nacional definiu um limite de 30 dias para o uso do rotativo do cartão de crédito, em uma tentativa de baixar os juros cobrados nessa modalidade de crédito – uma das mais caras atualmente.

O objetivo, segundo o órgão, é “tornar o uso do cartão de crédito mais eficiente e barato para o usuário” e “ajudar instituições financeiras a aprimorar gerenciamento de risco de crédito”. Os bancos e instituições financeiras têm até 3 de abril para se adequar às mudanças.

Com as novas regras, se o consumidor não pagar o valor total da fatura do cartão em determinado mês, os juros do rotativo só poderão ser cobrados até o vencimento da fatura seguinte – ou seja, por até 30 dias. Após esse prazo, o banco terá de apresentar ao cliente uma proposta mais vantajosa para pagar o valor devido, em parcelas.

Hoje, se o consumidor não pagar o valor total da fatura, a dívida é jogada para o mês seguinte, com a cobrança dos juros do rotativo. Isso acontece mês a mês, sucessivamente, com a cobrança de juros sobre juros. Desse modo, uma dívida de 5 mil reais pode virar mais de 27 mil reais em um ano, em uma espécie de “bola de neve”.

Compartilhe esta notícia:

Voltar Todas de |

Assessor do presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, diz que a imprensa americana é oposição e tem mais é que “calar a boca”.
Conselho de Medicina investiga vazamento de exames médicos da ex-primeira dama, Marisa Letícia
https://www.osul.com.br/rotativo-do-cartao-agora-so-podera-ser-usado-por-no-maximo-30-dias/ Rotativo do cartão agora só poderá ser usado por, no máximo, 30 dias 2017-01-27
Deixe seu comentário
Pode te interessar