Sábado, 20 de abril de 2024

Porto Alegre

CADASTRE-SE E RECEBA NOSSA NEWSLETTER

Receba gratuitamente as principais notícias do dia no seu E-mail ou WhatsApp.
cadastre-se aqui

RECEBA NOSSA NEWSLETTER
GRATUITAMENTE

cadastre-se aqui

Rio Grande do Sul Roubos com morte caíram quase 60% em abril no Rio Grande do Sul, na comparação com o mesmo mês no ano passado

Compartilhe esta notícia:

Ação integrada das forças de segurança conseguiu retomar tendência de redução em roubos com mortes.

Foto: Grégori Bertó/Ascom SSP
Estatística consta em relatório divulgado pela SSP-RS nesta sexta-feira. (Foto: EBC)

Um relatório divulgado nesta sexta-feira (14) pela Secretaria da Segurança Pública (SSP-RS) aponta uma redução de 57,1% nas ocorrências de latrocínio (roubo com morte) no Rio Grande do Sul em abril, na comparação com o mesmo mês no ano passado. Os sete registros da estatística anterior baixaram agora para três, menor total para o período desde 2002.

De acordo com o governo gaúcho, a queda é ainda maior – 84,2% – em relação ao pior momento já vivenciado no Estado para o quarto mês do ano, em 2016. Naquela vez, foram 19 casos.

“O resultado também ajudou a retomar a curva descendente no acumulado de janeiro a abril”, ressalta a SSP-RS. “Na comparação com os quatro primeiros meses deste ano e igual intervalo em 2020, o número baixou 13%, passando de 23 para 20, também a a menor soma para o período desde 2002, ano de início do monitoramento.

Dentre os fatores que contribuem para o resultado, as autoridades de segurança pública apontam a alto índice de casos solucionados nesse tipo crime, com rápida identificação e prisão dos autores em 70% a 80% dos casos. Também atribuem a melhoria ao acompanhamento sistemático e detalhado de cada uma das ocorrências pela Gestão de Estatística em Segurança (GESeg).

“Isso permite executar as ações de resposta dentro do programa “RS Seguro”, avalia o Palácio Piratini. “Além disso, o planejamento com foco territorial e baseado na análise dos dados resultou na redução generalizada dos principais crimes contra o patrimônio, geradores de latrocínios”.

Homicídios

Outro crime contra vida que registrou redução no mês passado foi o homicídio, considerado internacionalmente como principal indicador para acompanhamento dos níveis de violência. O total de vítimas em abril caiu 32,4%, de 176 no último ano para 119.

Trata-se da sexta redução consecutiva na comparação com o mesmo mês do ano anterior. A última alta ocorreu em outubro de 2020, quando houve elevação em razão de conflitos pontuais na Serra Gaúcha, logo reprimidos pela rápida ação da Segurança Pública, dando início à sequência de retrações a partir de novembro.

O total de vítimas em abril é também o menor para o período desde 2006, que teve 112 óbitos, mesmo número do ano anterior, quando começou a série histórica de contagem. Frente ao pico do mês, com 244 assassinatos em 2017, a retração chega a 51,2%.

A tendência de queda nos homicídios se repete no cenário acumulado desde o início do ano. Na comparação dos intervalos entre janeiro e abril, a soma de vítimas de assassinatos baixou de 668 para 529, o que representa retração de 20,8% e 139 vidas preservadas.

Em Porto Alegre, a retração nos homicídios atingiu novos recordes. Em abril, o número de vítimas de homicídios caiu 17,9%, de 28 no ano passado para 23 neste ano, o menor total desde 2010. Em relação à pior marca, de 70 mortes no quarto mês de 2016, o dado atual representa diminuição de 61,1%.

A Capital ainda lidera o ranking de reduções no acumulado desde janeiro, com baixa de 111 assassinatos no primeiro quadrimestre de 2020 para 88 em igual período de 2021 (20,7%). É também a menor soma nos últimos 11 anos e que representa 70,3% de retração na comparação com o pico de 2017, quando 296 gaúchos foram assassinados na cidade entre janeiro e abril.

(Marcello Campos)

tags: em foco

Compartilhe esta notícia:

Voltar Todas de Rio Grande do Sul

Número de feminicídios no Estado cresceu mais de 50% na série histórica do mês de abril
Rio Grande do Sul acumula mais de 26.500 casos fatais de coronavírus
https://www.osul.com.br/roubos-com-morte-cairam-quase-60-em-abril-no-rio-grande-do-sul-na-comparacao-com-o-mesmo-mes-no-ano-passado/ Roubos com morte caíram quase 60% em abril no Rio Grande do Sul, na comparação com o mesmo mês no ano passado 2021-05-14
Deixe seu comentário
Pode te interessar