Domingo, 18 de maio de 2025

Porto Alegre

CADASTRE-SE E RECEBA NOSSA NEWSLETTER

Receba gratuitamente as principais notícias do dia no seu E-mail ou WhatsApp.
cadastre-se aqui

RECEBA NOSSA NEWSLETTER
GRATUITAMENTE

cadastre-se aqui

Mundo Rússia lança maior ataque com drones desde o início da guerra com a Ucrânia

Compartilhe esta notícia:

Ataque ocorreu dois dias após as primeiras negociações diretas de paz entre os países. (Foto: Reprodução de vídeo)

A Rússia lançou nesse domingo (18) seu maior ataque de drones contra a Ucrânia desde o início da guerra, destruindo casas e matando pelo menos uma mulher. O ataque ocorreu apenas dois dias após as primeiras negociações diretas de paz entre os países, que não entraram em um acordo de cessar-fogo, mas concordaram com a troca de mil prisioneiros.

De acordo com a Força Aérea ucraniana, Moscou lançou 273 drones, com alvos principais nas regiões de Kiev, Dnipropetrovsk e Donetsk, no leste do país. Segundo a agência Reuters, com base em dados fornecidos pela Força Aérea, este foi o maior ataque de drones da Rússia à Ucrânia durante a guerra.” O recorde anterior havia sido registrado em fevereiro deste ano, com 267 drones lançados.

A capital e as regiões ao redor permaneceram sob alertas de ataque aéreo durante nove horas seguidas. Segundo o Exército ucraniano, “unidades de defesa aérea foram engajadas diversas vezes na tentativa de repelir ataques”. A Força Aérea relatou a destruição de 88 drones inimigos e informou que outros 128 drones simuladores não atingiram seus alvos.

Do lado russo, o Ministério da Defesa informou que suas forças derrubaram 75 drones ucranianos nas últimas 24 horas, segundo a agência estatal TASS.

Por conta dos ataques de drones, segundo a rede americana CNN, prédios residenciais ficaram destruídos, um arranha-céu foi danificado e garagens foram incendiados. O presidente do parlamento ucraniano, Ruslan Stefanchuk, classificou o ataque como um “terror”.

No sábado, horas após as negociações diretas, um ataque de drone russo contra um ônibus na região de Sumy, no nordeste da Ucrânia, matou ao menos nove pessoas e feriu sete. O presidente ucraniano, Volodymyr Zelenskiy, classificou a ofensiva como um ataque “deliberado” e solicitou sanções mais duras contra Moscou.

Encontro com Vance

Num esforço para restabelecer os laços com Washington após uma desastrosa visita à Casa Branca em fevereiro, Zelensky reuniu-se com o vice-presidente JD Vance e com o secretário de Estado Marco Rubio em Roma no domingo, paralelamente à posse do Papa Leão.

Zelenskiy disse que a reunião foi “boa” e divulgou fotos de autoridades ucranianas e norte-americanas sentadas em uma mesa redonda e sorrindo. A mídia ucraniana disse que a reunião durou 40 minutos.

Apesar das expectativas, as negociações realizadas na sexta-feira em Istambul, Turquia, não resultaram em um cessar-fogo. O encontro de 100 minutos resultou apenas em um acordo para a troca de mil prisioneiros de guerra de cada lado.

O presidente dos EUA, Donald Trump, declarou que pretende conversar com Vladimir Putin e Volodymyr Zelenskiy nesta segunda-feira, em busca de novos avanços.

Compartilhe esta notícia:

Voltar Todas de Mundo

Sequência de tornados deixa mortos e casas destruídas nos Estados Unidos
Senador defende que a Câmara dos Deputados vote proposta que limita poder do Supremo
https://www.osul.com.br/russia-lanca-maior-ataque-com-drones-desde-o-inicio-da-guerra-com-a-ucrania/ Rússia lança maior ataque com drones desde o início da guerra com a Ucrânia 2025-05-18
Deixe seu comentário
Pode te interessar