Quarta-feira, 02 de julho de 2025

CADASTRE-SE E RECEBA NOSSA NEWSLETTER

Receba gratuitamente as principais notícias do dia no seu E-mail ou WhatsApp.
cadastre-se aqui

RECEBA NOSSA NEWSLETTER
GRATUITAMENTE

cadastre-se aqui

Geral Rússia tem dez vezes mais tanques do que a Ucrânia

Compartilhe esta notícia:

O Ministério russo da Defesa disse em um comunicado que os comandantes morreram "heroicamente". (Foto: Ministério da Defesa da Rússia)

O presidente da Rússia, Vladimir Putin, reconheceu na segunda-feira (21) a independência das regiões separatistas ucranianas de Donetsk e Luhansk. Tropas russas que estavam próximas à fronteira dos dois países foram ordenadas a avançar para a região de Donbass, no leste ucraniano para “manter a paz”.

Com isso, um conflito na região pode estar muito próximo. Entretanto, uma disputa militar entre Rússia e Ucrânia seria extremamente desigual.

Em tropas ativas, a Ucrânia tem 209 mil soldados. Já a Rússia tem 900 mil agentes. O número de tanques da Ucrânia é de 1.141, e a Rússia, por sua vez, possui 10.200 veículos do tipo.

A Ucrânia tem 1.818 unidades de artilharia, e a Rússia tem 4.684. O número de aviões de combate da Ucrânia é 125. Já a Rússia possui 1.160 aviões de combate.

Além de ter um número muito maior de tropas, a Rússia é um dos países que mais investe em avanços tecnológicos militares.

Além das armas, o exército da Rússia começou a receber em 2021 unidades do tanque T-14 Armata. O veículo é um dos mais tecnológicos do mundo, ele tem mais adaptabilidade ao terreno, mísseis mais potentes e maior alcance do que seu anterior o T-90, além de poder chegar a até 90 km/h.

Ele contém uma torre não tripulada que se ativa por controle remoto, enquanto a tripulação permanece protegida por uma cápsula blindada. A expectativa é de que o modelo se atualize para que não seja mais preciso a presença de tripulantes.

Ainda não houve confirmação oficial de que o tanque está sendo utilizado nos avanços pelo território a leste da Ucrânia.

Capacidade nuclear

A Rússia não é apenas uma grande potência nos combates terrestres, mas também uma especialista em armas nucleares.

Segundo uma pesquisa do Instituto Internacional da Paz de Estocolmo (SIPRI) realizada em 2019, os russos possuem mais de 6 mil ogivas nucleares. Com isso, eles se tornam o maior país, numericamente, em armamentos nucleares.

Esse número ainda pode ser menor do que o total verdadeiro, uma vez que os países dificultam o acesso a essas estatísticas.

A Ucrânia, por outro lado, não dispõe de armamentos nucleares. Durante o período em que o país ainda fazia parte da União Soviética, boa parte desse arsenal atômico era armazenado por Kiev.

Pouco tempo depois do fim da URSS, porém, o governo local devolveu os armamentos a Moscou.

Durante o discurso que reconheceu a independência de Donetsk e Luhansk, Putin acusou a Ucrânia de estar produzindo bombas nucleares. Segundo ele, Kiev sabe como é o processo de criação das bombas e isso facilitaria a construção de novas ogivas. As informações são do portal de notícias G1.

Compartilhe esta notícia:

Voltar Todas de Geral

Mulheres ocupam 37% dos cargos de liderança no Brasil
Brasileira diz que conheceu em rede social um dos homens com quem foi presa com 15 quilos de cocaína na Tailândia; irmã teme condenação à pena de morte
https://www.osul.com.br/russia-tem-dez-vezes-mais-tanques-do-que-a-ucrania/ Rússia tem dez vezes mais tanques do que a Ucrânia 2022-02-22
Deixe seu comentário
Pode te interessar