Domingo, 29 de Março de 2020

Porto Alegre
Porto Alegre
23°
Fair

Economia Safra brasileira de grãos será a maior da história

Soja teve incremento de 178 mil toneladas. O milho cresceu quase 2,2 milhões de toneladas.

A boa produtividade do milho segunda safra é o principal motivo do novo aumento na estimativa da produção de grãos divulgada na última semana, pela Conab (Companhia Nacional de Abastecimento). A safra de grãos deve chegar ao recorde de 206,3 milhões de toneladas, 6,6% a mais do que no ano passado.

“Uma safra desse tamanho vai gerar um crescimento de PIB [Produto Interno Bruto] agrícola bastante relevante, que vai ser um crescimento bastante diferente do resto da economia. Do ponto de vista econômico e do ponto de vista de balança comercial, é muito importante”, explica André Nassar, secretário de Política Agrícola do Ministério da Agricultura.

Comparando com a estimativa da Conab no mês passado, a produção cresceu cerca de 1,8 milhão de tonelada. A soja teve um pequeno incremento de 178 mil toneladas e o milho segunda safra cresceu quase 2,2 milhões de toneladas.

Boa hora

A Conab diz que a cultura do milho segunda safra foi implantada em uma boa hora, com temperatura adequada e chuva na medida certa. Além disso, o uso de mais tecnologia na lavoura melhorou a produtividade do grão, que passa de 5,4 mil quilos por hectare nesta safra.
Mercado russo

Outro assunto da semana em Brasília (DF) foi a abertura do mercado russo ao leite em pó brasileiro. Onze empresas foram autorizadas a exportar para a Rússia, segundo a pasta da Agricultura. A Associação Brasileira de Laticínios espera abocanhar, a médio prazo, metade do mercado russo, que importa cerca de 630 mil toneladas de leite em pó anualmente.

O Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística também divulgou sua previsão para a safra de grãos. Os números indicam safra recorde e são muito próximos aos da Conab: 205,8 milhões de toneladas. (Viviane Novaes/AG)

Compartilhe esta notícia:

Voltar Todas de Economia

Dívida do Tesouro Nacional com o Banco do Brasil chega a 16 bilhões de reais
Eurogrupo não chega a acordo; 28 chefes de Estado decidirão futuro da Grécia
Deixe seu comentário
Pode te interessar