Sábado, 25 de outubro de 2025
Por Redação O Sul | 29 de maio de 2018
Precisa pegar estrada? Saiba que também dá para poupar combustível nas rodovias. A porcentagem de economia varia de acordo com o motor. Há uma regra básica. Quanto mais baixa a rotação, mais econômico o carro se torna.
Considerando uma via plana, quando o carro está a 80 km/h, em quinta marcha, ele está gastando menos do que quando roda a 120 km/h, também em quinta marcha. Aqui vale uma dica: sempre que possível, tire o pé do acelerador.
Em estradas cheias de curvas e subidas, talvez seja melhor você administrar entre quarta e quinta marcha, para pode otimizar as retomadas nos aclives.
Uma dica é sempre observar o consumo instantâneo no computador de bordo. Ele dá uma boa noção da melhor velocidade para determinado trecho.
Para quem não tem essa facilidade, é bom ficar de olho no conta-giros. Rotações acima de 3 mil rpm costumam ser mais nocivas ao consumo.
Pneus
Imagine empurrar um carro com pneu murcho. É ruim demais, exige mais esforço. O mesmo acontece com o motor do carro. Ele é mais exigido quando os pneus não estão calibrados.
Por isso, não judie do seu motor. Quando o pneu está com 5 libras a menos do que o indicado pelo fabricante, por exemplo, o carro gasta 10% mais combustível.
Mas qual a pressão correta para os pneus do carro? A indicação correta costuma estar na parte interna da tampa de combustível ou no batente da porta do motorista.
Em alguns casos, as fabricantes recomendam diferentes pressões, de acordo com o uso do veículo. Se o carro roda sempre cheio, há uma medida. Caso contrário, há outra especificação.
Ponto morto
Aquele costume de deixar o carro em ponto morto em descidas é coisa do passado. O veículo engrenado gasta menos porque a injeção corta o combustível.
Freadas no trânsito
Próximo aos semáforos, diminua a velocidade se estiver vermelho. Evite o “zigue-zague” e freadas bruscas.
Revisão
Antes de partir para dicas mais sutis, vamos ao básico. Você fez a revisão do carro? Na questão de consumo, é essencial estar em dia principalmente com filtro de ar, filtro de combustível, velas, cabos de vela, alinhamento e balanceamento.
Vai trocar de carro?
Talvez seja a hora de dar mais importância aos números de consumo do que potência ou beleza. Em 2017, o Inmetro mediu o consumo de 987 carros, entre modelos e versões. Os mais econômicos são híbridos (e caros), mas também há opções mais em conta entre os 10 mais eficientes.
Consumo
Carros mais modernos já possuem computador de bordo que calculam o consumo médio e instantâneo, mas dá pra fazer “na raça” também: zere o odômetro parcial e complete o tanque; rode pelo menos 200 km para ter uma boa média; complete o tanque novamente e anote o número de litros; divida o total rodado em km pelo volume dos litros; pronto, você tem uma média de consumo (km/l); repita o processo e faça um histórico do consumo.