Domingo, 21 de dezembro de 2025
Por Redação O Sul | 24 de janeiro de 2020
Os golpes que envolvem o roubo de contas do aplicativo de mensagens WhatsApp continuam a acontecer em 2020. Segundo pesquisa da empresa de segurança digital PSafe, mais de 8 milhões de pessoas já foram impactadas por clonagem de contas no app.
Para evitar que isso aconteça, a melhor forma é ativar a função chamada “confirmação em duas etapas”.
Para isso, é preciso abrir o aplicativo do WhatsApp; tocar no ícone de três pontos na lateral superior direita da interface; selecionar, em série, os itens “configurações”, “conta” e “confirmação em duas etapas”.
Ao chegar nesse ponto, você terá que configurar uma senha numérica, que será uma camada adicional de segurança para a sua conta. Ela será solicitada, de tempo em tempos, e, por isso, é bom não esquecê-la.
Como acontece o golpe
O roubo de contas no WhatsApp se dá pela forma como o aplicativo funciona. No primeiro acesso, ele envia para o usuário um SMS com um código, que precisa ser inserido para iniciar o acesso.
Usuários afetados por golpes relatam que o roubo de contas acontece quando esses números de confirmação são compartilhados com outras pessoas por telefone ou mensagem.
A partir desse ponto, quem roubou a conta pode configurar uma senha de confirmação em duas etapas, o que inviabiliza a recuperação da conta no curto prazo. Ou seja, não é, em termos práticos, uma falha de segurança. É um tipo de golpe – e é preciso cuidado para não cair nele.
Como recuperar a conta do WhatsApp
Para reaver a conta, o usuário precisa entrar em contato com o suporte técnico do WhatsApp via e-mail (support@whatsapp.com) ou esperar sete dias de inatividade da sua conta, quando ele poderá fazer login apenas com o número de confirmação enviado via SMS. Você pode, também, conferir a página oficial do WhatsApp sobre roubo de contas.
Confira, na lista a seguir, sete funções do WhatsApp pouco conhecidas que podem facilitar suas conversas pelo mensageiro.
Chamada em espera
Com a chamada em espera, é possível receber ligações pelo app mesmo quando já estiver em outra chamada. O WhatsApp envia uma notificação para o usuário informando o tipo de chamada (de voz ou vídeo) que está sendo solicitada, e permite decidir se atenderá a ligação enquanto a conversa está em andamento. A função vem ativada por padrão a partir da versão 2.19.120 para iPhone (iOS) e da edição de número 2.19.357 para Android.
Convite de grupos
A nova configuração de privacidade de grupos permite que usuários escolham não serem adicionados em grupos sem autorização. A função está disponível na parte de privacidade da seção de configurações do aplicativo, e oferece as opções “todos”, “meus contatos” e “meus contatos, exceto…” para escolher quem pode adicioná-lo em conversas coletivas. Caso alguém que não tenha permissão tente incluí-lo em grupos, o endereço de convite para o chat será enviado via mensagem, e é possível decidir se participará da conversa.
Responder no privado
O recurso permite responder a mensagens específicas enviadas em grupo por meio de um chat privado. A função está disponível no menu de opções de mensagens como “responder em particular”. Ao selecioná-la, o usuário é redirecionado para o chat privado do contato, e a mensagem a ser respondida é indicada na barra de digitação.
Autoplay de áudios em sequência
O autoplay de áudios em sequência consiste na reprodução automática de mensagens de voz enviadas consecutivamente em uma conversa do WhatsApp. A função está presente por padrão no aplicativo e não é possível desativá-la. Basta reproduzir o primeiro áudio para que o seguinte seja tocado em sequência. O recurso é útil para quem costuma ouvir muitos áudios no WhatsApp e não quer perder tempo pressionando play a cada mensagem de voz.
Notificar mudança de número
Ao trocar de número de telefone, o WhatsApp dá a opção de avisar aos contatos do celular sobre a mudança. É possível notificar apenas pessoas específicas, ou todos os números salvos no mensageiro. O alerta é exibido na página da conversa, e fornece um atalho para iniciar outro chat privado com o usuário a partir do número novo.