Sábado, 16 de agosto de 2025

CADASTRE-SE E RECEBA NOSSA NEWSLETTER

Receba gratuitamente as principais notícias do dia no seu E-mail ou WhatsApp.
cadastre-se aqui

RECEBA NOSSA NEWSLETTER
GRATUITAMENTE

cadastre-se aqui

Geral Saiba como foi o debate do fim de semana entre os candidatos e candidatas à Presidência da República

Compartilhe esta notícia:

O debate entre presidenciáveis realizado pelo SBT aconteceu no último sábado (24) e não teve a presença de Lula. (Foto: Reprodução)

O debate entre presidenciáveis realizado pelo SBT, no último sábado (24), teve como alguns dos seus principais pontos repercutidos a performance do candidato do PTB, Padre Kelmon, e a ausência do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT). A senadora Soraya Thronicke (União) provocou risos nos bastidores dos estúdios ao dizer para que Jair Bolsonaro (PL) “não cutucasse onça com a sua vara curta”, ao responder a uma provocação do adversário, que disse que ela e Simone Tebet (MDB) votaram a favor da derrubada do veto ao orçamento secreto.

O debate foi promovido pelo jornal O Estado de S. Paulo e pela Rádio Eldorado, em parceria com SBT, CNN Brasil, revista Veja e Nova Brasil FM.

Padre Kelmon gerou polêmica ao questionar a Tebet sobre a defesa ao direito ao aborto e relacionar este posicionamento ao feminismo da adversária. Bolsonaro afirmou que não sabe para onde vai o dinheiro do orçamento secreto.

A ausência de Lula

Ausente do debate, Lula foi criticado pela maioria dos outros candidatos no primeiro bloco do programa. A bancada de Lula, vazia, foi mantida no cenário e apontada pelo mediador, Carlos Nascimento. Ele informou que o petista foi convidado, “mas não quis participar do debate”. Tebet afirmou que quem não estava presente “não gosta de trabalhar”. Bolsonaro o chamou de “presidiário ausente”. Ciro, ao comentar a falta de Lula, criticou o chamado “voto útil”.

“Lula produziu uma onda de propaganda que é a seguinte: todo mundo que não for Lula é fascista. E ele tem uma oportunidade de caracterizar como fascista o Bolsonaro. Ao invés de vir aqui, foge, desrespeitando você”, afirmou Ciro.

Direito de resposta

Falas da senadora Soraya Thronicke durante o debate dominaram as discussões sobre o tema nas redes sociais e viraram memes. Em direito de resposta após o presidente Jair Bolsonaro tê-la acusado de “estelionato eleitoral” em 2018, ao se associar à imagem do então candidato para se eleger senadora, Soraya sugeriu que Bolsonaro “não cutuque onça com sua vara curta”, retomando a associação de sua imagem com uma onça, bandeira que já aparece em propagandas eleitorais da candidata.

Em outro momento, ao formular uma pergunta ao presidenciável pelo Novo Felipe D’Ávila, Soraya afirmou, fazendo referência a Bolsonaro:

“O que é que não reajusta merenda escolar, mas gasta milhões com leite condensado, tira remédio da farmácia popular, mas mantém compra de viagra, não compra vacina, mas distribui prótese peniana para seus amigos?”, questionou.

Padre Kelmon

Estreante em debates presidenciais, Padre Kelmon chamou atenção com trajes característicos da matriz ortodoxa da Igreja Católica e defesa enfática do movimento pró-vida. O candidato, ainda desconhecido por muitos na véspera das eleições, foi alçado a cabeça de chapa depois que a candidatura de Roberto Jefferson (PTB) foi indeferida no Tribunal Superior Eleitoral (TSE). Ele realizou uma dobradinha com Bolsonaro e fez uma defesa enfática do governo.

Bolsonaro (PL) afirmou que é acusado injustamente de ser corrupto e que seu governo está há “três anos e meio sem corrupção”, ignorando casos investigados, como o do balcão de negócios no MEC. Depois, em pergunta a Padre Kelmon (PTB), disse que se preocupa com os trabalhadores “massacrados” na pandemia. Kelmon seguiu na “dobradinha” com o presidente. Defendeu as políticas econômicas do governo federal.

“Será que o presidente da República não fez algo de bom para o povo do Brasil? Vocês só enxergam maldade, corrupção”, disse o petebista.

Contestações ao feminismo

Para a senadora Simone Tebet (MDB), o padre citou a defesa ao aborto para questionar se a adversária era feminista. Em resposta, a emedebista disse que, para ela, o feminismo envolve defender o direito das mulheres e combater a violência doméstica. Disse que é católica e contra o aborto.Isso não me faz menos feminista”, afirmou.

Kelmon disse que Simone, então, “trai o movimento feminista”.

Orçamento secreto

Bolsonaro procurou se desvencilhar do chamado “orçamento secreto” no terceiro bloco do debate presidencial. Ele disse ter vetado o orçamento secreto e afirmou que em seu governo “não há corrupção”.O orçamento secreto eu vetei, mas o Congresso derrubou o veto com o apoio das senadoras aqui. Eu não tenho qualquer acesso ao orçamento secreto. Eu não sei para onde vai o dinheiro desse tal orçamento secreto. Pode perguntar para essas senadoras aqui, que elas te responderam com toda certeza”, disse ao ser questionado sobre a diferença do orçamento secreto e o mensalão. Ele afirmou que as candidatas Tebet e Soraya foram parlamentares que votaram a favor do orçamento secreto. As informações são do jornal O Globo.

Compartilhe esta notícia:

Voltar Todas de Geral

29 imóveis no Rio Grande do Sul serão leiloados pela Caixa nesta segunda
Órgão do governo do Paraná nega ameaça ao Supremo e diz que foi vítima de crime
https://www.osul.com.br/saiba-como-foi-o-debate-do-fim-de-semana-entre-os-candidatos-e-candidatas-a-presidencia-da-republica/ Saiba como foi o debate do fim de semana entre os candidatos e candidatas à Presidência da República 2022-09-25
Deixe seu comentário
Pode te interessar