Quarta-feira, 24 de julho de 2024

Porto Alegre

CADASTRE-SE E RECEBA NOSSA NEWSLETTER

Receba gratuitamente as principais notícias do dia no seu E-mail ou WhatsApp.
cadastre-se aqui

RECEBA NOSSA NEWSLETTER
GRATUITAMENTE

cadastre-se aqui

Porto Alegre Saiba como funciona a coleta seletiva de lixo nos bairros de Porto Alegre

Compartilhe esta notícia:

Sistema é adotado na capital gaúcha há 34 anos. (Foto: Arquivo/PMPA)

Praticada em Porto Alegre há 34 anos, a coleta seletiva de materiais recicláveis percorre três vezes por semana a maioria dos bairros beneficiados pelo recolhimento automatizado – nos demais, a frequência é de duas vezes a cada sete dias. Os roteiros são programados pelo Departamento Municipal de Limpeza Urbana (DMLU) para não coincidirem com os horários da coleta domiciliar, que contempla 100% da cidade.

Dias e horários podem ser consultados por meio da página prefeitura.poa.br/smsurb, informando-se o endereço completo. O DMLU também oferece locais para que os cidadãos possam descartar resíduos recicláveis sem ter de esperar pela modalidade seletiva: são os Postos de Entrega Voluntária (PEV), com localização também informada no site. Trata-se de um dos órgãos que integram a Secretaria Municipal de Serviços Urbanos (SMSUrb).

Seletiva

Basicamente todos os materiais feitos de plástico, vidro, papel seco e metal podem ser reaproveitados. Dentre eles, embalagens longa-vida, arames, baldes, brinquedos, caixas em geral, caixa de pizza sem gordura, canos e tubos metálicos e em PVC, cobre, copos descartáveis, garrafas pet, latas de alumínio, isopor, plástico filme, bisnagas plásticas de alimentos e clipes.

Automatizada

Os bairros atendidos totalmente são Auxiliadora, Bom Fim, Bela Vista, Centro Histórico, Cidade Baixa, Farroupilha, Higienópolis, Independência, Moinhos de Vento, Mont’Serrat, Praia de Belas e Rio Branco. Já os atendidos parcialmente são Azenha, Floresta, Petrópolis, Menino Deus, Santa Cecília, Santana e São João.

Lavagem de ruas

Os serviços de limpeza da rede de drenagem e de lavagem das ruas por hidrojateamento teve mais uma etapa entre as 8h30min e as 17h dessa segunda-feira (8) em partes da Zonas Sul e Norte (incluindo o 4° Distrito), com uma hora de intervalo para os funcionários. A operação foi realizada pelo Departamento Municipal de Água e Esgotos (Dmae), também vinculada à SMSUrb.

A lista de tarefas da equipe incluiu melhorias em bocas-de-lobo e poços de visita em ruas dos bairros Floresta, Navegantes, Humaitá, Vila Farrapos e Ipanema. Depois avançou para a lavagem das ruas do Sarandi, Humaitá, Farrapos, assim como nas áreas do 4° Distrito.

De acordo com o órgão municipal, a programação tem contemplado toda a chamada “mancha de inundação” (área do mapa atingida pelos alagamentos) da capital gaúcha durante o mês de maoo. Novas demandas podem ser solicitadas por qualquer cidadão, utilizando para isso o sistema 156 (telefone, aplicativo ou whatsapp).

(Marcello Campos)

Compartilhe esta notícia:

Voltar Todas de Porto Alegre

Mercosul diverge antes de comunicado final, atrasa declaração e muda tom sobre golpe na Bolívia
Câmara dos Deputados decide retomar imposto de herança sobre previdência privada
https://www.osul.com.br/saiba-como-funciona-a-coleta-seletiva-de-lixo-nos-bairros-de-porto-alegre/ Saiba como funciona a coleta seletiva de lixo nos bairros de Porto Alegre 2024-07-08
Deixe seu comentário
Pode te interessar