Sábado, 08 de novembro de 2025

CADASTRE-SE E RECEBA NOSSA NEWSLETTER

Receba gratuitamente as principais notícias do dia no seu E-mail.
cadastre-se aqui

RECEBA NOSSA NEWSLETTER
GRATUITAMENTE

cadastre-se aqui

Notícias Saiba como lidar melhor com a sua impaciência

Compartilhe esta notícia:

Vontade de quebrar tudo? Respire fundo e trabalhe para dar o seu melhor. (Foto: Reprodução)

A gente passa a vida inteira ouvindo que a pressa é inimiga da perfeição. Mas quantas vezes nos deixamos levar pela impaciência e, por causa dela, tomamos decisões erradas, falamos o que não deveríamos ou até perdemos a cabeça porque a fila do supermercado não anda ou o ônibus que esperamos não chega nunca? No mercado de trabalho, a falta de capacidade para esperar o momento certo pode nos fazer perder oportunidades valiosas:

“A impaciência obriga as pessoas a buscarem apenas os resultados imediatos, o que as impede de pensar a longo prazo. É necessário planejar e saber quais potencialidades desenvolver para avançarmos no trabalho. A impaciência destrói essa possibilidade”, explica a gerenciadora de carreira e de imagem Patrícia Dalpra.

Para a psicanalista Angela Vilella, nosso grau de paciência está diretamente ligado com a relação que a gente estabelece com o tempo. E a forma com que lidamos com ele mudou radicalmente com as novas tecnologias. A correria do dia a dia acabou encurtando nosso tempo livre e acelerando nosso relógio interno. Ou seja, vivemos em constante regime de urgência.

“O problema é que, se você não encontrar uma brecha de tranquilidade, certamente vai se atrapalhar. Estar sob estresse contínuo, e com a sensação de que não está dando conta das obrigações, pode provocar a impaciência.”

Mas a impaciência, se controlada, pode ter um lado positivo e funcionar como motivação.

“Ás vezes ficamos muito na zona do conforto. Nessas horas, uma impaciência bem dosada pode nos tirar da inércia, detonar um movimento e nos ajudar a atingir outros patamares”, considera Patrícia.

Mas, como é possível combater esse impulso, que muitas vezes faz com que a gente coloque tudo a perder? A solução começa quando nos damos conta da necessidade de desconstruir esse padrão.

“Praticar meditação e ioga pode ser bastante útil nesse processo, porque atuam na concentração e no esvaziamento da ansiedade. Outro caminho passa pela prática do exercício físico, que ajuda a extravasar os excessos de energia. Por fim, a análise pode oferecer ótimos resultados, já que provoca em nós um olhar mais apurado sobre as nossas angústias”, defende Angela.

Dicas 

1- Aprender a respirar – A respiração traz você para o presente. Promove a consciência e, sendo assim, o afasta dos fantasmas que paralisam o seu modo de funcionar. Por meio da respiração você encontra o centro de si mesmo.

2- O exercício da meditação – Aprenda a lidar com o estresse, a olhar mais para os acontecimentos reais do corpo e, dessa maneira, você é levado a conhecê-lo melhor, diminuindo o medo das experiências corporais e psicossomáticas.

3- Atividade Física – Ela eleva a produção de serotonina e a sensação de prazer. O exercício proporciona um reconhecimento da potência do corpo. É importante para a pessoa ansiosa escolher atividades que fortaleçam as pernas e que promovam o equilíbrio

4- O ato de brincar – É notório o aumento no número de crianças que chegam à clínica com ansiedade. Estamos cada vez mais perdendo a capacidade de brincar, e isso acontece desde muito cedo.

5- Relacionamentos atóxicos – Escolher estar com pessoas que fazem bem, ccom quem você se sente parte e acolhido.

6- Ócio produtivo – Deixar-se perder tempo, isto é, entender que o corpo precisa também desse espaço de calmaria e de contemplação. Nos distanciamos muito da natureza e esquecemos que somos parte dela.

7- Modular projetos de trabalho e\ou estudo – Muitas vezes somos tomados por um excesso, que de fato é da ordem do insuportável, e estamos sempre presos à ideia de uma produção para um futuro que nunca chega. O ansioso vive uma busca constante: há sempre algo a ser feito, uma falha a ser corrigida, um tornar-se a ser. Parece uma dívida eterna consigo mesmo.

8- Dormir – É bom evitar nesse momento refazer a agenda mental do dia seguinte, da semana, do mês, do ano, da vida! Evite os celulares e, mais do que isso, evite distrair-se com o mundo que há dentro dele. É preciso aprender a se entregar à hora de dormir. Um bom banho, acompanhado de um chá e de uma boa música podem funcionar como uma mãe acolhedora e calorosa.

9- Espaço Terapêutico – É preciso recordar e reelaborar os aspectos psíquicos que provocam a ansiedade. A possibilidade de cura passa pela possibilidade de se chegar ao trauma. Por meio da análise podemos aprender a lidar com os pais construídos dentro de nós e, dessa forma, ressignificar o nosso modo de existir agora como adultos, cuidando de nós mesmos.

10- Medicina – Dependendo do nível de ansiedade pelo qual você esteja passando, por exemplo, se tem um Transtorno de Ansiedade Generalizada, que esteja paralisando a sua vida, é preciso recorrer aos medicamentos durante um período.

Compartilhe esta notícia:

Voltar Todas de Notícias

Beber em excesso afeta homens e mulheres de formas diferentes
O criminalista que coordena a defesa de Michel Temer reage à denúncia do procurador-geral da República e desafia Rodrigo Janot a provar que o presidente recebeu propina da JBS/Friboi
https://www.osul.com.br/saiba-como-lidar-melhor-com-a-sua-impaciencia-2/ Saiba como lidar melhor com a sua impaciência 2018-09-13
Deixe seu comentário
Pode te interessar