Domingo, 19 de setembro de 2021

Porto Alegre
Porto Alegre
21°
Thunder

CADASTRE-SE E RECEBA NOSSA NEWSLETTER

Receba gratuitamente as principais notícias do dia no seu E-mail ou WhatsApp.
cadastre-se aqui

RECEBA NOSSA NEWSLETTER
GRATUITAMENTE

cadastre-se aqui

Saúde Saiba como prevenir alergias, que aumentam durante o inverno

Compartilhe esta notícia:

Queda da temperatura ambiente contribui para o desenvolvimento de alergias. (Foto: Reprodução)

Desenvolver alergias no inverno não é coincidência, mas o problema pode ser evitado com alguns cuidados, como manter ambientes arejados e limpos, utilizando o aspirador de pó apropriado. De acordo com a alergologista Clarissa Gerhardt, o frio e o ar seco agravam doenças como rinite e dermatite atópica tanto por fatores biológicos quanto por ser a época em que os ambientes ficam mais fechados, o que facilita a proliferação de ácaros.

“As temperaturas baixas podem danificar as mucosas da via aérea e desencadear as crises de asma ou de rinite, assim como a baixa umidade do ar nesta época. Neste período também há maior circulação de vírus, que também intensificam as crises alérgicas”, explica.

Segundo a médica, o frio pode ser ainda mais prejudicial para as crianças. “Elas sofrem mais por terem o sistema imunológico mais frágil que o dos adultos, tornando-as mais propensas às infecções virais que atuam como desencadeantes de alergias. Além disso, crianças ainda não adquiriram uma certa tolerância a alguns alérgenos presentes no ambiente, como ácaros da poeira”, detalha.

Para evitar problemas de saúde, a especialista recomenda limpar os ambientes de forma simples, mas com o aspirador de pó adequado.

“A limpeza deve ser realizada sempre com pano úmido, sem usar produtos químicos ou vassoura para não levantar poeira nem irritar as mucosas. O aspirador de pó pode ser usado, porém a preferência é que tenha um filtro HEPA, que mata 99% dos ácaros e das bactérias”, orienta.

A especialista afirma que vale ainda aspirar sofás e poltronas. “A preferência é a de que alérgicos não tenham móveis com tecidos que acumulem poeira para que fique mais fácil a limpeza diária com pano úmido”, acrescenta.

Clarissa diz que pequenas mudanças de hábito podem evitar problemas futuros. Além da faxina, a médica dá outras recomendações que considera importantes para prevenir alergias nesta época.

“Manter o ambiente arejado, de preferência recebendo luz solar; retirar objetos que acumulem poeira como cortinas de pano, tapetes, bichinhos de pelúcia e livros; para alérgicos a animais domésticos, não dormir no mesmo cômodo que o animal e higienizá-lo com banho uma vez por semana; evitar cobertores de pelo ou lã e dar preferência a edredons; hidratar a mucosa nasal com soro fisiológico 0,9% várias vezes ao dia; para quem tem alergias de pele, evitar banhos muito quentes e usar sempre um bom hidratante recomendado pelo seu médico”, aconselha.

Compartilhe esta notícia:

Voltar Todas de Saúde

Apple exclui aplicativo de encontros para pessoas antivacina da App Store
O que Gisele Bündchen e Anitta têm em comum? Acionistas e conselheiras, elas são “a nova cara” das empresas
Deixe seu comentário
Pode te interessar