Ícone do site Jornal O Sul

Saiba como vai funcionar o celular dobrável

Smartphone dobrável da Samsung se abre e revela telona na parte de dentro. (Foto: Reprodução)

A Samsung já anunciou que irá lançar no próximo ano o seu primeiro celular com uma tela dobrável, mas revelou pouco de como ele vai funcionar. Até agora. Uma nova patente, obtida pelo site Phone Arena, dão alguns interessantes detalhes do funcionamento interno do novo tipo de smartphone.

O smartphone descrito na patente usa, na verdade, duas telas sem bordas lado a lado que, quando o celular está aberto, dão a impressão de ser uma única tela sem limites entre ambas. Dessa forma, o celular descrito não seria na verdade um único display enorme que se dobraria – é possível também que a marca esteja trabalhando com dois modelos diferentes.

No aspecto funcional, parece que o smartphone funciona exatamente como o reportado anteriormente para o futuro Galaxy F, como é chamado o aparelho dobrável da marca por sites internacionais.

A interface do usuário da Samsung colocará dados mais relevantes no lado esquerdo do smartphone. Isso ocorre para que o lado direito da tela seja destinado a vídeos e afins.

Além disso, o dispositivo descrito na patente conta com uma terceira tela, que será usada pelo usuário quando o smartphone estiver fechado – assim como mostrado pela Samsung no palco de sua conferência para desenvolvedores. Essa tela encolheria o conteúdo do display maior para que tudo caiba sem problemas.

A patente ainda detalha as supostas câmeras do dispositivo. Segundo o documento, o celular dobrável contaria com duas câmeras traseiras e outra separada usada para selfies.

Aliás, pode comemorar: o dispositivo também contaria com a entrada P2 para fone de ouvido, contrariando a tendência atual da maioria das fabricantes.

Por enquanto, não dá para saber se é esse exatamente o smartphone que será lançado no ano que vem. No início de novembro, a Samsung mostrou um protótipo no palco, mas não houve muitos detalhes sobre como o sistema funcionaria – a companhia apenas citou as tecnologias de display que tornaram possíveis uma tela dobrável.

Sony

Samsung, Huawei e Oppo são algumas das empresas que já confirmaram planos de lançar celulares dobráveis, e pelo jeito a Sony não quer ficar para trás. Patentes registradas pela fabricante japonesa mostram conceitos de dispositivos flexíveis que podem estar sendo preparados para o futuro.

A patente foi descoberta pelo site LetsGoDigital. Ela não dá muitos detalhes sobre como o aparelho funcionaria, só mostra o conceito de design dele: a tela seria completamente transparente e flexível pelo meio, podendo ser dobrada completamente como uma folha de papel.

O display transparente permitira também que o celular fosse usado dos dois lados: em certos momentos a tela acende na parte frontal, e em outros na traseira.

O fato da Sony ter registrado a patente não indica que de fato a empresa planeja lançar um produto com a tecnologia: a japonesa pode só querer proteger uma ideia que pode ser licenciada para outras empresas, por exemplo.

Mas de qualquer forma é mais um sinal de que a indústria vê com bons olhos a possibilidade de celulares dobráveis. E, pelo jeito, após anos de promessa, esses dispositivos enfim vão começar a chegar às lojas a partir do ano que vem.

Sair da versão mobile