Domingo, 04 de maio de 2025
Por Redação O Sul | 2 de maio de 2025
Treze anos após sua última apresentação no país, Lady Gaga retorna ao Rio de Janeiro para um show gratuito na Praia de Copacabana, como parte do festival “Todo mundo no Rio”. O espetáculo já é considerado um marco cultural, reunindo fãs de todas as idades e partes do país em um verdadeiro ritual de celebração pop. A expectativa é de 1,6 milhão de pessoas na orla para assistir à apresentação da “Mother Monster”.
Gaga será a grande estrela da noite e deverá subir ao palco montado em frente ao Copacabana Palace às 21h45. O show está previsto para terminar à 0h15. Antes, o esquenta do público ficará a cargo de dois DJs, que vão se apresentar às 17h30 e às 19h30. O pós-show também vai seguir animado, com o terceiro DJ da noite tocando logo depois da diva pop. Segundo a coluna de Lauro Jardim, do jornal O Globo, Pabllo Vittar vai tocar antes do show como DJ, com seu projeto chamado “Club Vittar”.
Mother Monster
Lady Gaga apresenta a nova turnê “Mayhem”, promovendo o álbum homônimo lançado em março deste ano. O show de Copacabana marca a segunda vez que a estrela pisa em solo carioca: a primeira foi em 2012, com a “Born this way ball”. Desde então, a artista acumulou hits, prêmios e performances memoráveis, consolidando sua figura como um ícone multifacetado da cultura pop.
A Praia de Copacabana, palco de shows históricos como os de Madonna, Rolling Stones e Rod Stewart, agora se prepara para receber os “little monsters”, como são conhecidos os fãs de Gaga, que prometem colorir a orla com figurinos criativos e maquiagem vibrante.
Hits e novo disco
Com o nome “Mayhem na Praia”, a apresentação deverá ter faixas do oitavo e mais recente álbum da cantora, “Mayhem”, que conta com músicas como “Disease” e “Abracadabra”.
Se seguir o mesmo modelo dos shows de Gaga no Coachella e no México, a apresentação deve ter hits mais antigos como “Judas”, “Poker Face”, “Paparazzi”, “Alejandro, “Born This Way” e “Bad Romance”, além de “Shallow” do filme “Nasce Uma Estrela”.
“Die With a Smile”, faixa da cantora com Bruno Mars, também é uma aposta que pode estar no setlist da apresentação, assim como a faixa “Bloody Mary” que viralizou recentemente após a estreia da série “Wandinha”, da Netflix.
Estrutura
O megapalco tem 1.260m², bem maior do que o de Madonna em 2024, que teve 821m². A megaestrutura terá ainda 2,20m de altura, a partir da base da areia. Um telão de LED de última geração ficará no fundo do palco. Dezesseis torres (com 9m de altura e 5m de largura) exibirão o show para quem estiver mais afastado do palco, espalhadas até a altura da Avenida Princesa Isabel, no Leme.
Quebrando recordes
O show de sábado será o maior da carreira da Gaga. Até agora, a apresentação dela com maior público ocorreu em abril, no festival americano Coachella, que reuniu cem mil pessoas.
Equipe gigante
A cantora viaja com uma equipe de 250 pessoas, incluindo bailarinos, músicos e técnicos. Tudo é transportado em dois aviões jumbo. No Copacabana Palace, um andar inteiro foi bloqueado para ela.
Investimento
A Prefeitura do Rio montou uma estrutura ao longo da orla de Copacabana com 16 torres de delay (estruturas de telões, som e iluminação).
O espaço contará com 500 cabines sanitárias, incluindo unidades adaptadas. Também foram instaladas estruturas específicas para Pessoas com Deficiência (PCD).
Na área da segurança serão disponibilizadas 78 torres de vigilância para policiais militares, 150 detectores de metal do tipo raquete para apoio às revistas, 18 câmeras com tecnologia de reconhecimento facial posicionadas nos pontos de controle e a instalação de grades nas ruas transversais à orla, para controle de acesso ao evento.
Segundo a prefeitura, a passagem da estrela americana pela cidade deve proporcionar à economia carioca a movimentação de R$ 600 milhões.