Quarta-feira, 10 de setembro de 2025

CADASTRE-SE E RECEBA NOSSA NEWSLETTER

Receba gratuitamente as principais notícias do dia no seu E-mail ou WhatsApp.
cadastre-se aqui

RECEBA NOSSA NEWSLETTER
GRATUITAMENTE

cadastre-se aqui

Brasil Saiba o que as operadoras de telefonia estão fazendo para não perder os seus clientes

Compartilhe esta notícia:

Empresas do setor aumentaram os pacotes de internet em até 300%. (Crédito: Reprodução)

A crise econômica e as mudanças de hábito do consumidor quanto ao uso do celular provocaram uma revolução nas ofertas das operadoras de telefonia móvel. De outubro até agora, as quatro principais empresas do setor aumentaram a capacidade dos pacotes de internet em até 300% sem custos a mais para o consumidor. Além disso, reduziram o valor das chamadas para clientes de outras companhias em até 80%.

A Claro, por exemplo, elevou de 15 para 50MB a franquia diária para tráfego de dados no plano pré-pago Internet Turbinada: acréscimo de 233%.

“Essas mudanças foram justamente para que conseguíssemos estar alinhados às limitações e à desaceleração econômica do País”, disse Gabriela Derene, diretora da Claro.

Outra medida foi a redução de 77% no valor da tarifa em ligações para outras operadoras: de 1,31 real para 0,30 real por minuto. A mudança pode ser interpretada também como uma reação aos novos planos da TIM e da Oi, que, desde outubro, derrubaram os custos dessas ligações em até 80%, criando a maior novidade do setor.

Na Vivo, além de os pacotes de dados e voz (minutos para qualquer operadora) terem até triplicado de tamanho, os clientes do pós-pago podem, desde novembro, usar no mês seguinte a franquia de internet que sobrar. “Aumentamos para 60 dias o uso da internet. Com isso, se no mês seguinte o cliente navegar muito e estourar a franquia mensal, ele não precisará pagar um pacote adicional de dados. Usará a sobra do mês anterior”, explicou Marcelo Tanner, diretor da empresa.

Foi em busca de mais internet que o empresário Gustavo Lobo, 27 anos, decidiu migrar do pré-pago para o pós-pago, na Vivo. “Há cerca de dois meses, eu era cliente pré-pago e resolvi fazer um plano básico pós-pago, por 120 reais, mas com 3GB de internet. O custo-benefício é melhor, e a internet também.”

Para Dane Avanzi, diretor do Instituto Avanzi, ONG de defesa dos direitos dos usuários de telecomunicações, as empresas devem investir mais em infraestrutura, como cobertura de internet 4G. A TIM tem 4G em 411 cidades; a Vivo em 183; e a Oi em 133. No Brasil, há 5.570 municípios. (AG)

Compartilhe esta notícia:

Voltar Todas de Brasil

Edson Fachin, relator da Operação Lava-Jato no Supremo, estava visivelmente tenso antes de decidir que destino daria ao habeas corpus pedido pela defesa de Lula
Procuradores reagem: cabe só à Procuradoria-Geral da República arquivar inquérito contra Temer
https://www.osul.com.br/saiba-o-que-as-operadoras-de-telefonia-estao-fazendo-para-nao-perder-os-seus-clientes/ Saiba o que as operadoras de telefonia estão fazendo para não perder os seus clientes 2016-02-15
Deixe seu comentário
Pode te interessar