Segunda-feira, 06 de outubro de 2025

CADASTRE-SE E RECEBA NOSSA NEWSLETTER

Receba gratuitamente as principais notícias do dia no seu E-mail.
cadastre-se aqui

RECEBA NOSSA NEWSLETTER
GRATUITAMENTE

cadastre-se aqui

Notícias Saiba o que comer antes e depois de 7 tipos de atividade física

Compartilhe esta notícia:

Tão importante quanto antes do exercício, a alimentação pós-treino também deve ser bem realizada. (Foto: Reprodução)

A chegada de um novo ano traz a oportunidade de rever atitudes para ter mais bem-estar no dia a dia. E não é segredo para ninguém que a prática de atividades físicas, combinada com alimentação equilibrada, é fundamental nessa busca. Pode ser para ajustar o peso, ganhar massa muscular ou mesmo adquirir mais disposição e vitalidade.

“Os benefícios derivados da atividade física são muitos. O primeiro é a saúde mental. Esporte equilibra o humor e os hormônios, melhora a função mental cognitiva, o sono, ajuda a queimar calorias e favorece a composição dos músculos”,  explica João Paulo Campos, especialista em Nutrição Esportiva do Instituto Thiago Secchetto de Nutrição & Vida Saudável (ITS), que faz parte da rede do plano de saúde premium Amil One.

João Paulo explica que é preciso balancear a alimentação, optando por alimentos naturais e orgânicos, e escolher o melhor período para praticar a atividade. Para isso, é fundamental observar o funcionamento do organismo.

O nutricionista preparou uma lista com alimentação ideal para antes e depois de sete tipos de atividade física.

1-Corrida

É um excelente exercício para a perda de peso. Antes de correr é bacana comer um carboidrato vindo de um tubérculo, de uma raiz ou de uma fruta. Se o treino durar mais de uma hora, é bom se alimentar durante, depois dos 50 minutos. Uma ótima opção é uma banana com mel, por exemplo, ou um suplemento que combine cafeína e taurina, que dão muita energia.

Depois da corrida, é legal ter um açaí com banana, por exemplo, para repor o glicogênio. E nas quatro horas seguintes, comer proteína em maiores quantidades, como ervilha, arroz ou um frango desfiado.

2-Caminhada

Favorece a perda de peso, aumenta a disposição e melhora o sono. Antes da atividade, é bom comer um alimento natural, como um iogurte ou uma castanha. Depois, uma fruta cai bem, mas sem exageros. O melhor para essa atividade é fortalecer a qualidade das grandes refeições.

3-Ioga

Excelente para a disposição, concentração, saúde mental e respiração. É interessante ter um carboidrato leve antes ou uma proteína de absorção mais rápida, como um queijo leve. Após a prática, uma proteína de absorção média ou rápida vai muito bem. Saladas de grãos, como feijão, grão de bico e lentilha são ótimas opções.

4-Crossfit

Ótima opção para perder peso e criar massa muscular. É preciso apenas tomar cuidado, pois, se mal executado, pode causar lesões. Quem pratica fazendo mais exercícios de força precisa comer mais proteína e carboidrato antes.

Comer um aipim, uma batata doce ou uma fruta com aveia é interessante. No pós-treino, é legar ingerir um carboidrato de absorção rápida, mas sem exagero. Abóbora, inhame e cará são recomendados, sempre acompanhados de folhas, como brócolis.

5-Natação

É boa para perder peso e ganhar massa muscular. Fortalece ombros, peito e costas. A alimentação para essa atividade se assemelha a da corrida. É bom pensar em carboidrato de qualidade, como tubérculos, raiz ou uma fruta. Uma proteína, como ovo, frango, peixe também é ótimo. Após o treino, a fome é certa. É importante repor uma quantidade boa de carboidrato e as raízes – como aipim, inhame e batata doce – são sempre ótimas opções.

6-Musculação

Indicada para fortalecer os músculos e perder peso. É bom pensar em comer bastante proteína ao longo do dia e no pós-treino imediato. Ótimas opções são grãos – como lentilha e grão de bico, frango desfiado e peixe para as refeições. Ingerir carboidrato antes também é fundamental.

7-Esportes coletivos

Atividades como futebol, vôlei e basquete melhoram a disposição e ajudam a perder peso. A suplementação alimentar é similar à da corrida. É bom focar na distribuição de carboidrato e proteínas. Antes da partida, vale comer carboidratos como milho, aipim, inhame, cará ou banana. Também é legal colocar aveia nas frutas. Depois do jogo, vale a pena apostar em uma tapioca com recheio leve, arroz branco, aipim ou um suco de manga ou açaí.

Compartilhe esta notícia:

Voltar Todas de Notícias

Xiaomi lança relógio smart com bateria para 40 dias
O governo da Argentina apertou as regras de controle sobre as importações de mercadorias pelo país
https://www.osul.com.br/saiba-o-que-comer-antes-e-depois-de-7-tipos-de-atividade-fisica/ Saiba o que comer antes e depois de 7 tipos de atividade física 2020-01-09
Deixe seu comentário
Pode te interessar