Quinta-feira, 25 de abril de 2024

Porto Alegre

CADASTRE-SE E RECEBA NOSSA NEWSLETTER

Receba gratuitamente as principais notícias do dia no seu E-mail ou WhatsApp.
cadastre-se aqui

RECEBA NOSSA NEWSLETTER
GRATUITAMENTE

cadastre-se aqui

Mundo Saiba o que é verdadeiro e o que é falso no discurso anual de Trump

Compartilhe esta notícia:

O presidente Donald Trump enfatizou muito a força da economia dos Estados Unidos em seu segundo discurso sobre o Estado da União. (Foto: Reprodução)

O presidente Donald Trump enfatizou muito a força da economia dos Estados Unidos em seu segundo discurso sobre o Estado da União, feito na noite de terça-feira (madrugada de quarta-feira no Brasil), mas usou uma mistura de estatísticas precisas e estimativas exageradas que são muito mais difíceis de mensurar.

Ele também retornou a um tema que dominou o seu segundo ano na Presidência – a busca por verba para a construção de um muro na fronteira com o México para enfrentar o que ele disse ser uma crise de crime e drogas nos Estados Unidos causada pela imigração ilegal.

As duas questões dominaram o seu discurso, que teve um tom mais ponderado que as declarações agressivas que ele faz no Twitter mas ainda assim com diversas afirmações falsas ou enganosas.

Abaixo, o que Trump disse, comparado aos fatos.

– Trump disse que avanços científicos tornaram possível “eliminar a epidemia do HIV nos Estados Unidos em prazo de dez anos” (Isso é verdade): Muitos cientistas concordam em que esse objetivo é atingível, com medicamentos que reduzem fortemente a probabilidade de que pessoas transmitam o vírus ou sejam infectadas. O governo Trump afirmou que vai buscar verbas adicionais, no orçamento do presidente, mas não está claro se elas serão suficientes.

– Trump disse que os americanos pagam muito mais que pessoas de outros países por exatamente os mesmos remédios (Isso é verdade): Os preços dos remédios não genéricos vendidos sob receita são muitas vezes bem inferiores em outros países do que nos Estados Unidos. Mas Trump não explicou o motivo: as autoridades de saúde de outros países negociam preços com os fabricantes de medicamentos. Trump defendeu essa ideia, como candidato, mas a abandonou ao se tornar presidente.

– Trump disse que “quero que pessoas venham ao nosso país em quantidade muito maior do que no passado, mas elas precisarão vir legalmente” (Isso é enganoso): Muitas das mudanças recentes nas políticas de imigração adotadas pela Casa Branca são direcionadas a pessoas que estão tentando entrar legalmente no país – por exemplo as pessoas que buscam asilo. As mudanças na política de asilo limitaram o número diário de pessoas que podem solicitá-lo e restringiram os lugares em que elas podem fazê-lo.

– Trump disse que uma em cada três mulheres emigrantes é agredida sexualmente durante sua longa jornada para a fronteira dos Estados Unidos (Não há provas disso): Esse número não reflete as estatísticas atuais e, embora especialistas concordem em que o problema seja sério, não existem dados definitivos que permitam estabelecer com que frequência agressões sexuais contra as mulheres emigrantes acontecem. A estatística citada parece vir de um relatório de 2010 que usava dados de um livro escrito mais de uma década antes, de acordo com o jornal The Washington Post.

– Trump disse que grandes caravanas organizadas formadas por centro-americanos estão a caminho dos Estados Unidos (Isso é um exagero): No final de janeiro, uma nova caravana com milhares de emigrantes da América Central estava a caminho do norte, e alguns dos viajantes declararam que pretendiam tentar entrar nos Estados Unidos. Mas muita gente na caravana disse que pretendia ficar no México, graças, em parte a políticas implementadas pelo novo governo mexicano.

– Trump descreveu as travessias ilegais de fronteira como “uma crise nacional urgente” (Isso é falso): O número de travessias ilegais de fronteira vem caindo há duas décadas. O serviço de alfândega e proteção de fronteiras dos Estados Unidos deteve mais de 50 mil pessoas que estavam tentando atravessar ilegalmente a fronteira sudoeste do país a cada mês, em outubro, novembro e dezembro. Embora isso seja uma alta ante a média mensal do ano fiscal encerrado em setembro de 2017, os números são muito menores do que no início da década de 2000, quando as detenções na fronteira superavam as 100 mil por mês. Um número recorde de famílias tentou atravessar a fronteira nos últimos meses, o que excedeu a capacidade das autoridades de fronteira para lidar com o problema e criou um tipo novo de crise humanitária.

– Trump afirmou que a economia criou quase 600 mil empregos industriais novos, e que “quase todo mundo” dizia que isso era impossível (Isso é mentira): A economia criou 454 mil empregos industriais novos de janeiro de 2017 para cá. É um número muito próximo ao da criação mensal de empregos em certos biênios do governo Obama, e significativamente mais baixo que o de criação de empregos industriais na década de 1990.

– Trump disse que “criamos 5,3 milhões de empregos novos” (Isso é falso): O Serviço de Estatísticas do Trabalho reportou que, de janeiro de 2017, quando Trump assumiu, até aqui, a economia criou 4,9 milhões de empregos.

– Trump disse que “como resultado dos esforços do meu governo, em 2018 os preços dos remédios experimentaram sua maior queda em 46 anos” (Isso é enganoso):Sob pressão da Casa Branca, muitos fabricantes de remédios postergaram ou reverteram aumentos de preços, no ano passado. Mas dezenas deles elevaram os preços de centenas de remédios, desafiando a vontade do presidente. Alguns remédios novos contra o câncer, por exemplo, custam mais de US$ 100 mil ao ano.

Compartilhe esta notícia:

Voltar Todas de Mundo

Além do caso do sítio, Lula é réu em outras sete ações penais
Um novo projeto do movimento Escola Sem Partido prevê a permissão para que o aluno grave o professor em sala de aula
https://www.osul.com.br/saiba-o-que-e-verdadeiro-e-o-que-e-falso-no-discurso-anual-de-trump/ Saiba o que é verdadeiro e o que é falso no discurso anual de Trump 2019-02-06
Deixe seu comentário
Pode te interessar