Terça-feira, 28 de Janeiro de 2020

Porto Alegre
Porto Alegre
27°
Mostly Cloudy

Geral Saiba o que fazer quando o celular conecta na rede Wi-Fi mas não consegue enviar mensagens pelo WhatsApp

O aplicativo de mensagens deixará de funcionar em breve em modelos de smartphone que a empresa não considera mais interessantes para hospedar sua plataforma. (Foto: Reprodução)

“Eu tenho um smartphone Samsung J5, que aparentemente pode ter sido clonado ou algo assim. É possível realizar chamadas telefônicas normalmente. Mas, quando eu tento navegar na internet usando a rede sem fio da minha casa, o aparelho conecta, mas não navega, não atualiza o conteúdo exibido nas redes sociais. Essa mesma rede é usada para outros dispositivos, que funcionam normalmente. Será que a minha conta no WhatsApp foi hackeada?”

O comportamento que você descreveu não parece ter relação com alguma falha de segurança ou com a instalação de uma praga virtual no celular.

O Android pode estar apresentando alguma falha no gerenciamento de rede, com os dados da conexão desatualizados. Por esse motivo a navegação é interrompida. Para tentar resolver esse problema, você deve seguir os passos abaixo:

Acesse as Configurações do aparelho; toque em Sistema e localize a opção “Redefinir”; toque na opção “Redef. config. de rede” e confirme a configuração.

Pronto! As configurações antigas de rede foram eliminadas, agora basta reconfigurar o seu aparelho na rede Wi-Fi e testar a navegação na internet.

Ultimato

O WhatsApp deu um ultimato na última semana aos que não compraram um celular novo ou não atualizaram seu sistema operacional em mais de seis anos: o aplicativo de mensagens deixará de funcionar em breve em modelos de smartphone que a empresa não considera mais interessantes para hospedar sua plataforma.

A lista é ampla e afeta os telefones da Apple e de outras marcas.

Caso você tenha um celular Android, todos aqueles com o sistema operacional 2.3.7 ou anterior serão afetados.

Se tiver um iPhone, aqueles com o iOS 7 ou versão anterior sofrerão com a decisão do WhatsApp.

“Nas seguintes plataformas, não é possível criar novas contas ou reverificar contas existentes”, disse a empresa em um artigo atualizado de seu site de perguntas e respostas. “No entanto, se você já usa o WhatsApp, pode continuar usando-o até fevereiro de 2020.”

A medida inclui, entre outros, modelos que usam sistemas Android desatualizados, como o Samsung Galaxy S3, o Galaxy Nexus do Google ou o Sony Xperia S. No caso do iPhone, serão afetados o iPhone 3G, 3GS ou iPhone 4.

O mesmo vale para o Nokia S40, Windows Phone com sistema operacional 8.0 e Blackberry 10.

Mas se você é um dos poucos que usa o sistema operacional Windows Phone, o prazo final é 31 de dezembro, quando o aplicativo não estará mais disponível na loja online do Windows, a Microsoft Store, “e é possível que já não esteja disponível a partir de 1º de julho de 2019 “, alertam os responsáveis pelo WhatsApp.

A Microsoft lançou o Windows Phone em 2010, mas não teve muito sucesso com o aparelho. Apenas 0,24% dos telefones do mundo o usam, de acordo com o site de análise de tráfego Statcounter.

“Como não estamos mais desenvolvendo o aplicativo para esses sistemas operacionais, algumas das funções podem parar de funcionar a qualquer momento”, explica a empresa.

O WhatsApp não listou os modelos de celular afetados, mas os sistemas operacionais, que é o que o usuário deve verificar.

Se você usa Android, acesse o menu “Configurações” de seu aparelho e procure a seção “Sobre o dispositivo” e depois “Info.software”, onde encontrará a versão do sistema operacional que está instalada.

Se tiver um iPhone, procure a opção “Geral” no menu “Ajustes” e clique em “Sobre” para verificar sua versão do iOS.

Você pode tentar atualizar o sistema, embora isso não seja possível em todos os casos.

Voltar Todas de Geral

Compartilhe esta notícia:

O governo federal já admite que os Estados ficarão de fora da reforma da Previdência
O Vaticano anuncia que a Irmã Dulce vai virar santa em 13 de outubro
Deixe seu comentário
Pode te interessar