Sábado, 27 de abril de 2024

Porto Alegre
Porto Alegre, BR
23°
Light Rain with Thunder

CADASTRE-SE E RECEBA NOSSA NEWSLETTER

Receba gratuitamente as principais notícias do dia no seu E-mail ou WhatsApp.
cadastre-se aqui

RECEBA NOSSA NEWSLETTER
GRATUITAMENTE

cadastre-se aqui

Notícias Saiba o que pode acontecer após a rejeição das contas do governo federal pelo Tribunal de Contas da União

Compartilhe esta notícia:

Palácio do Planalto espera que as contas sejam aprovadas com ressalvas. (Foto: Sérgio Lima/Folhapress)

Após o TCU (Tribunal de Contas da União) rejeitar as contas de 2014 do governo da presidenta Dilma Rousseff, o relatório com essa recomendação será agora encaminhado ao Congresso, que tem a prerrogativa de fazer o julgamento das contas. Uma reprovação das mesmas no Congresso pode levar até à abertura de um processo de impeachment. Saiba o que pode acontecer:

Ordem de votação

Antes de o parecer do TCU sobre as contas de 2014 ser julgado pelo Congresso, os parlamentares deverão terminar de votar os relatórios de anos e governos anteriores, já que há contas de presidentes anteriores pendentes de análise pelos parlamentares. Com isso, a pauta fica limpa para o parlamento julgar as contas de 2014.

Relatório no Congresso

Após ser votado no TCU, o relatório será, primeiro, avaliado pela Comissão Mista de Orçamento do Congresso e, depois, pelos plenários da Câmara e do Senado – ou em sessão conjunta do Congresso Nacional, se houver acordo para isso.

Eventual rejeição

Se as contas do governo forem rejeitadas nessas votações, a presidenta pode ser alvo de um processo de impeachment, caso fique configurado que ela cometeu crime de responsabilidade.

Aprovação com ressalvas

Outro cenário possível é a aprovação com ressalvas. Esse tipo de resultado no Congresso pode ocorrer, por exemplo, caso os parlamentares optem por aprovar o balanço. Na prática, as ressalvas não implicam punições significativas. Elas indicam, apenas, que há problemas a serem corrigidos na gestão fiscal para o próximo ano. Essa tese é defendida pelo governo federal.

Impeachment

Caso as contas de Dilma sejam rejeitadas pelo Congresso, há possibilidade de setores da oposição darem início a um processo de tentativa de impedimento da presidenta, alegando crime de responsabilidade.

Compartilhe esta notícia:

Voltar Todas de Notícias

Desemprego de jovens no Brasil deve superar média mundial, diz OIT
Fifa suspende Joseph Blatter, Michel Platini e Jérôme Valcke por 90 dias
https://www.osul.com.br/saiba-o-que-pode-acontecer-apos-a-rejeicao-das-contas-do-governo-federal-pelo-tribunal-de-contas-da-uniao/ Saiba o que pode acontecer após a rejeição das contas do governo federal pelo Tribunal de Contas da União 2015-10-08
Deixe seu comentário
Pode te interessar