Quarta-feira, 15 de Julho de 2020

Porto Alegre
Porto Alegre
13°
Fair

Bem-Estar Saiba quais são os alimentos que melhoram o humor das pessoas

Compartilhe esta notícia:

Certos alimentos, como o chocolate, têm a capacidade de causar bem-estar. (Foto: Reprodução)

Você sabia que o bom humor tem tudo a ver com o que comemos e que a falta de nutrientes pode interferir diretamente no astral? Certos alimentos têm a capacidade de causar bem-estar e até de aumentar a qualidade de vida: isso porque eles podem afetar a glicose e a insulina, impactando no equilíbrio emocional.

Confira, abaixo, quais alimentos não podem faltar na sua dieta.

Chocolate.

O teor de gordura e açúcar no chocolate pode aumentar a serotonina – hormônio que atua como neurotransmissor responsável por manter o equilíbrio do humor – e os níveis de endorfina. E os flavonoides de cacau podem ajudar a melhorar o astral e sustentar o pensamento claro. Portanto, avance em um chocolate, quando você estiver se sentindo estressado, sem culpa.

Café.

O café aumenta a concentração e a clareza mental, mas em muita quantidade pode criar dependência, depressão, insônia, alterações de humor e falta de concentração.

Chás.

Chás são associados ao relaxamento, e uma recente meta-análise confirmou que estados positivos de humor ajudam a resolver problemas.

Proteínas.

Fontes saudáveis de proteína incluem frango, carne com pouca gordura, sardinha, linhaça, sementes de abóbora, vegetais verde escuros e abacate. Esses alimentos são ricos em ômega 3 e afetam a serotonina. O ovo é outro bom exemplo, pois a gema é rica em colina, fundamental para formação e manutenção da memória. Melhora a cognição, a coordenação motora e a sensação de bem-estar.

Nozes.

Têm nutrientes e vitaminas como magnésio, potássio, cálcio, ferro, zinco e selênio – além de fibras, que estimulam os neurotransmissores.

Aveia.

O cereal é rico em triptofano e aminoácido, bons condutores da liberação da serotonina.

Laranja.

Além dela, qualquer outra fonte de vitamina C é boa para o humor. Previne danos às células nervosas e neurônios, além de ter efeito calmante.

Banana.

A fruta é rica em carboidrato e triptofano, que ajudam na formação da serotonina.

Pimenta.

Rica em capsaicina, que aumenta os níveis de endorfina, substância associada ao prazer e bem-estar. A pimenta-de-cheiro, a vermelha e a malagueta são as melhores.

Arroz integral.

Rico em vitamina B1, importante para o sistema nervoso. A vitamina fica preservada na camada externa do arroz, que é removida para fazer o arroz branco.

Mel.

Esse alimento estimula a produção de serotonina. Para usufruir dos benefícios, duas colheres de sobremesa, ao dia, são suficientes.

Soja.

Ela é rica em magnésio e desempenha um papel fundamental na energia das células. Sua deficiência pode resultar em falta de energia. O magnésio ajuda a reduzir a fadiga e a aumentar os níveis de energia. Esse mineral também combate o estresse.

Compartilhe esta notícia:

Voltar Todas de Bem-Estar

Surge cosmético que promete acabar com rugas durante seis horas
Merece atenção na Casa Cor 2015
Deixe seu comentário
Pode te interessar