Quinta-feira, 02 de outubro de 2025

CADASTRE-SE E RECEBA NOSSA NEWSLETTER

Receba gratuitamente as principais notícias do dia no seu E-mail ou WhatsApp.
cadastre-se aqui

RECEBA NOSSA NEWSLETTER
GRATUITAMENTE

cadastre-se aqui

Geral Saiba quem é o jornalista francês morto em ataque russo na Ucrânia

Compartilhe esta notícia:

O francês foi atingido no pescoço por estilhaços que perfuraram o veículo blindado em que viajava, durante um ataque russo. (Foto: Reprodução)

O jornalista Frédéric Leclerc-Imhoff, de 32 anos, morreu nesta segunda-feira (30) durante a retirada de civis da cidade de Severodonetsk, no Leste da Ucrânia. O francês foi atingido no pescoço por estilhaços que perfuraram o veículo blindado em que viajava, durante um ataque russo.

O governo da França exigiu uma “investigação transparente” o mais rapidamente possível para descobrir o que aconteceu.

Leclerc-Imhoff trabalhava para a BFMTV havia seis anos. Ele estava em sua segunda viagem para a Ucrânia, onde fazia a a cobertura da guerra.

A rede de televisão francesa prestou uma homenagem ao repórter: “Esse trágico evento nos lembra dos perigos enfrentados por todos os jornalistas que relatam este conflito com risco de suas vidas há mais de três meses”.

Um segundo jornalista que acompanhava a retirada também ficou ferido. Trata-se de Maxime Brandstaetter, que passa bem.

França exige investigação

O presidente francês, Emmanuel Macron, lamentou a morte do jornalista e apresentou as suas condolências à família, por meio das redes sociais.

“Compartilho a dor da família, parentes e colegas de Frédéric Leclerc-Imhoff, a quem envio minhas condolências. Aos que cumprem a difícil missão de informar nos locais de operações, reitero o apoio incondicional da França”, escreveu Macron.

A ministra de Relações Exteriores da França, Catherine Colonna, exigiu um inquérito para investigar as circunstâncias da morte de Leclerc-Imhoff.

“Falei com o governador de Luhansk e solicitei uma investigação ao presidente Volodymyr Zelensky, que me garantiu a sua ajuda e apoio. É um crime duplo que visa um comboio humanitário e um jornalista”, afirmou a ministra.

A diretora-geral da Unesco, Audrey Azoulay, condenou o assassinato de Leclerc-Imhoff e pediu que os jornalistas que trabalham em zonas de conflito sejam protegidos de acordo com as resoluções do Conselho de Segurança da ONU.

“Os jornalistas que trabalham incansavelmente na Ucrânia para nos informar sobre a realidade da guerra devem ser protegidos de ataques”, afirmou.

Christophe Deloire, presidente da ONG Repórteres Sem Fronteiras, lembrou em entrevista à BFMTV que o francês “é o oitavo jornalista morto no cumprimento do dever na Ucrânia”. E acrescentou que a “guerra é uma batalha por informação”. As informações são do jornal Extra.

Compartilhe esta notícia:

Voltar Todas de Geral

Em ano de eleição, prioridades do governo Bolsonaro empacam no Congresso Nacional
União Brasil libera apoio a Bolsonaro mesmo com lançamento de pré-candidatura de Luciano Bivar
https://www.osul.com.br/saiba-quem-e-o-jornalista-frances-morto-em-ataque-russo-na-ucrania/ Saiba quem é o jornalista francês morto em ataque russo na Ucrânia 2022-05-30
Deixe seu comentário
Pode te interessar