Quinta-feira, 27 de novembro de 2025

CADASTRE-SE E RECEBA NOSSA NEWSLETTER

Receba gratuitamente as principais notícias do dia no seu E-mail.
cadastre-se aqui

RECEBA NOSSA NEWSLETTER
GRATUITAMENTE

cadastre-se aqui

Política Demissão de ministra do Turismo ameaça feudos do PT em hospitais federais

Compartilhe esta notícia:

Lula e a ministra Daniela Carneiro teriam chorado durante reunião em que sua situação política foi discutida

Foto: Divulgação Lula/Ricardo Stuckert
A atual ministra colocou o cargo à disposição em reunião com Lula. (Foto: Divulgação Lula/Ricardo Stuckert)

Em meio às pressões por trocas ministeriais no governo Lula, o grupo político da ministra do Turismo Daniela Carneiro, que balança no cargo, ameaça avançar sobre feudos do PT fluminense, em especial a gestão de hospitais federais no Rio de Janeiro.

Marido de Daniela, o prefeito de Belford Roxo (RJ), Waguinho (Republicanos), negocia espaços ligados à Saúde, área também cobiçada pelo Centrão, de olho em maior capilaridade no estado. Lideranças petistas admitem nos bastidores a possibilidade de perder cargos antes reservados ao partido.

Alvo de interesse político por seu poder orçamentário e volume de atendimentos, a rede de hospitais federais do Rio está sob comando do PT desde abril, quando a ministra da Saúde empossou os novos diretores das seis unidades. O orçamento total dos hospitais para este ano beira os R$ 840 milhões, segundo o Departamento de Gestão Hospitalar (DGH), órgão responsável pela gestão da rede, que realizou cerca de 680 mil consultas médicas e ambulatoriais no ano passado. Dois diretores apadrinhados por petistas já foram exonerados — Abel Martinez, do Hospital dos Servidores, e Gustavo Magalhães, dos Hospital Cardoso Fontes —, abrindo flancos para novas indicações políticas.

Na avaliação de interlocutores do Palácio do Planalto e do PT fluminense, o apoio de Waguinho a Lula no segundo turno de 2022 torna “natural” uma reacomodação de seu grupo político com a iminente perda da pasta do Turismo. A substituição de Daniela vem sendo exigida pela bancada do União Brasil na Câmara, a pretexto de melhorar a relação com o governo. Embora filiada ao União, a ministra é tratada como nome da “cota pessoal” de Lula.

Waguinho afirmou que não haverá mágoa nem rancor por parte de sua família com o presidente Lula diante da eventual demissão de sua esposa.

O prefeito de Belford Roxo ainda acrescentou que Lula e Daniela choraram durante reunião na última terça (13), em que sua situação política foi discutida. A ministra foi mantida momentaneamente no cargo, mas há pressão para que ela seja demitida nos próximos dias.

“[Lula se emocionou] No momento em que disse ‘Daniela, você é minha cota, você é minha ministra, não quero que você saia’. Quando ele falou essas palavras os dois choraram. [Mas] Há esse impasse partidário, e vamos aguardar, foi o que ele disse”, afirmou.

“E a Daniela disse: ‘Presidente, eu jamais vou ser empecilho para o senhor. Se o senhor precisar de mim, estou aqui para fazer o que o senhor pedir. Se for para sair, vou lhe agradecer, e o senhor me dá a missão que o senhor quiser, e eu vou cumprir essa missão’. Tem tempo ruim não, a gente é de guerra”, completou.

Waguinho participou da reunião na véspera, assim como o ministro da SRI (Secretaria de Relações Institucionais), Alexandre Padilha.

“A política leva a isso [a trocas]. As questões de negociação política que tem que ser feitas, é normal isso. Sem mágoa, sem rancor. A gente, com o presidente Lula, é diferente, tem relação de amizade”, disse o prefeito.

Na quarta-feira, Waguinho se reuniu com a ministra Nísia Trindade (Saúde). Apesar de o prefeito ter afirmado que a audiência buscava debater o envio de recursos federais a Belford Roxo e a revisão dos tetos orçamentários da Saúde no município, o encontro foi visto como um primeiro aceno em busca de cargos.

Segundo aliados, Waguinho também negocia emplacar nomes nas superintendências de autarquias como o Ibama e o Dnit no Rio, ainda vagas. Um dirigente do PT, contudo, avalia como inevitável o interesse do prefeito de Belford Roxo e de outras lideranças políticas nos hospitais federais, e avalia que o partido cometeu um “erro de avaliação” ao querer concentrar o comando desses postos com sua própria bancada.

 

Compartilhe esta notícia:

Voltar Todas de Política

Secretaria da Saúde de Porto Alegre alerta para risco de contaminação por leptospirose em alagamentos dos temporais
Prédio tombado da antiga Confeitaria Rocco, em Porto Alegre, será vistoriado na próxima semana
https://www.osul.com.br/saida-de-ministra-do-turismo-ameaca-feudos-do-pt-em-hospitais-federais/ Demissão de ministra do Turismo ameaça feudos do PT em hospitais federais 2023-06-16
Deixe seu comentário
Pode te interessar