Sexta-feira, 29 de março de 2024

Porto Alegre

CADASTRE-SE E RECEBA NOSSA NEWSLETTER

Receba gratuitamente as principais notícias do dia no seu E-mail ou WhatsApp.
cadastre-se aqui

RECEBA NOSSA NEWSLETTER
GRATUITAMENTE

cadastre-se aqui

Mundo Saída do Reino Unido da União Europeia pode levar até dois anos

Compartilhe esta notícia:

Manifestantes a favor da saída do Reino Unido da União Europeia exibem cartazes em Londres (Foto: Reuters)

Embora por uma margem apertada (51,9% a 48,1%), o Reino Unido votou pela saída da UE (União Europeia) no referendo realizado na quinta-feira (23).  Trata-se de uma decisão histórica, que muda a relação do país com seus vizinhos e com o mundo. O Reino Unido pertenceu ao bloco desde a fundação de seu embrião, a Comunidade Econômica Europeia, há 43 anos. O processo de saída do país da UE pode levar até dois anos.

Como fica o governo do país

O primeiro-ministro britânico, David Cameron, foi a principal liderança na campanha pela permanência do país na UE e anunciou, na manhã desta quinta-feira, que deixará o cargo, ainda que não imediatamente. Em seu discurso, ele disse esperar que o Reino Unido tenha um novo premiê até outubro.

Não se sabe ainda quem será seu sucessor. É provável que seja um dos figurões do Partido Conservador que estiveram engajados na campanha pela saída da UE, como o ex-prefeito de Londres Boris Johnson ou o ex-ministro da Educação Michael Gove.

Como será o processo de saída da UE

Durante a campanha, Cameron disse que uma vitória da saída no referendo o levaria a ativar a Cláusula 50 do Tratado de Lisboa, que desde 2009 funciona como uma espécie de Constituição Europeia – dando início ao processo formal de retirada do bloco.

Uma vez que o Artigo 50 é acionado, não dá para voltar atrás: um país só pode voltar à UE com o aval unânime dos outros países-membros. O processo de saída, porém, não é automático. Ele tem de ser negociado com os membros do bloco.

Essa negociação tem prazo máximo de dois anos e o Parlamento Europeu tem poder de veto sobre qualquer novo acordo formalizando o relacionamento entre o Reino Unido e a União Europeia.

As batalhas que o Parlamento terá pela frente

A maioria dos 650 deputados federais britânicos é favorável à permanência do Reino Unido na UE e, apesar da necessidade de respeitar o desejo do povo, expressado pelo resultado do referendo, eles não serão testemunhas silenciosas do processo de saída. Há pelo menos 450 deputados de diversos partidos articulando o lobby para que as negociações com a UE tenham a permanência britânica no mercado europeu como condição fundamental.

Isso, porém, forçaria o Reino Unido a manter suas fronteiras com a UE abertas para trabalhadores europeus e continuar contribuindo para o orçamento do bloco – um ponto controverso para os defensores da saída.

Deputados favoráveis à saída querem a aprovação de legislação especial para pavimentar as negociações da retirada. E já identificaram justamente o objetivo de derrubar o ato parlamentar que em 1972 trouxe o Reino Unido para a então Comunidade Econômica Europeia. (AG) 

Compartilhe esta notícia:

Voltar Todas de Mundo

Senador quer pedido de impeachment de Temer por causa da obra na casa de sua filha
Homem atira contra um bombeiro que tentava separar um casal que estava brigando
https://www.osul.com.br/saida-do-reino-unido-da-uniao-europeia-pode-levar-ate-dois-anos/ Saída do Reino Unido da União Europeia pode levar até dois anos 2016-06-24
Deixe seu comentário
Pode te interessar