Quinta-feira, 30 de outubro de 2025
Por Redação O Sul | 30 de outubro de 2025
Projeto da Rede Educare beneficia mais de 2.280 alunos com salas temáticas que estimulam criatividade, inclusão e sustentabilidade
Foto: DivulgaçãoMais de 2.280 estudantes da rede pública das cidades de Porto Alegre e Guaíba, no Rio Grande do Sul, estão vivenciando uma verdadeira revolução educacional com a chegada do projeto Sala Mobiliza, uma sala lúdica, criativa e interativa dedicada à leitura, à ciência e ao aprendizado. A iniciativa é promovida pela Rede Educare, com patrocínio da Toyota, por meio da Lei de Incentivo à Cultura do Ministério da Cultura e do Governo Federal.
Nesta quarta-feira (29), Dia Nacional do Livro, o projeto foi inaugurado na EMEF Arlindo Stringhini, em Guaíba, beneficiando cerca de 700 alunos. A programação segue até sexta-feira (31), com inaugurações nas escolas Amadeu Bolognesi e Inácio de Quadros. Em Porto Alegre, as salas foram entregues na EMEF João Carlos D’Ávila Paixão Côrtes e na EMEF Presidente João Belchior Marques Goulart, impactando mais de 1.000 estudantes.
“O impacto na aprendizagem será imensurável em nossa comunidade escolar. Nosso coração se enche de alegria, gratidão e esperança”, afirmou Maria Carolina Fortes de Moura, diretora da EMEF Arlindo Stringhini.
“Depois da enchente de maio de 2024, a Sala Mobiliza vem qualificar o movimento de recomposição dos hábitos de leitura e fortalecer o espírito de reconstrução da escola”, destacou Manoel José Ávila da Silva, diretor da EMEF João Belchior Marques Goulart.
Cada Sala Mobiliza é equipada com 1.200 livros, 30 jogos e brinquedos educativos, instrumentos científicos, quatro notebooks e mobiliário temático. Os espaços abordam temas como mobilidade, energia, reciclagem e educação para o trânsito, conectando o conhecimento ao cotidiano de forma criativa e inclusiva.
Além do espaço físico, 30 educadores de cada escola serão capacitados para utilizar os recursos pedagógicos, com cursos online certificados sobre contação de histórias, alfabetização, formação de leitores e inclusão.
Cidade do Futuro: Inspirado na Woven City da Toyota, convida os alunos a construir uma cidade sustentável com mais de 500 peças de LEGO e placas de acrílico.
Espaço Maker: Estimula a criação de soluções para temas como energia e mobilidade.
Cantinho da Sustentabilidade: Ensina sobre reciclagem e consumo consciente, com foco nos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS).
Espaço AEE: Promove inclusão com brinquedos educativos, alfabeto em Libras e painéis psicomotores.
Pesquise, Sonhe e Inove: Incentiva o pensamento científico e investigativo.
“Em Porto Alegre e Guaíba, plantamos sonhos com livros e educação. Acreditamos no futuro, mas precisamos cuidar do planeta agora, e educação é parte da solução”, afirma Kátia Rocha, diretora da Rede Educare.
“O projeto Sala Mobiliza une educação, sustentabilidade e inovação. É nossa forma de contribuir para a formação de cidadãos conscientes e preparados para os desafios do futuro”, diz Otacílio do Nascimento, diretor executivo da Fundação Toyota do Brasil.
A Sala Mobiliza representa mais do que um novo ambiente escolar, é um convite para sonhar, criar e agir em prol de um mundo mais justo, inteligente e sustentável.
Voltar Todas de Dicas de O Sul