Ícone do site Jornal O Sul

Sala Verde itinerante incentiva educação ambiental em escolas gaúchas

Lançado na Expointer, projeto da Educredi percorrerá instituições de ensino da região metropolitana com oficinas sobre energia renovável, conservação da água e saneamento básico. (Crédito: Ton Silva Divulgação)

Com o objetivo de reunir teoria e prática e inspirar crianças e adolescentes a adotarem hábitos para preservar o meio ambiente, a Educredi, em parceria com a Associação Gaúcha de Professores Técnicos de Ensino Agrícola (Agptea), lançou oficialmente neste sábado, 1º de setembro, a Sala Verde Padre Amstad. Espaço lúdico e itinerante, o projeto percorrerá escolas da região metropolitana com oficinas sobre energia renovável, conservação de água e saneamento básico, entre outros temas relacionados à sustentabilidade.

O tema e o formato serão definidos caso a caso pelas instituições de ensino e pelas instituições promotoras, que avaliarão em conjunto o melhor meio de disseminar o conhecimento aos alunos, de acordo com a faixa etária e oportunidade de aplicação do conteúdo no dia a dia. A ação integra o Projeto Salas Verdes do Ministério do Meio Ambiente, que contempla espaços semelhantes em todo o Brasil. Atualmente, existem 638 salas verdes no País, sendo 44 delas no Rio Grande do Sul.

A iniciativa foi anunciada durante o Seminário de Apresentação dos Resultados do 1º semestre de 2018 da Educredi, realizado no auditório Sala Professor Calvete, da Agptea. Na ocasião, o diretor presidente da Educredi, Elson Costa, destacou aos associados e público presente o aumento do quadro social da entidade, que mais que duplicou em relação a 2010. Os números também mostram crescimento signifcativo na carteira de empréstimos, patrimônio líquido e resultados.

O presidente da Agptea, Fritz Roloff, enfatizou a importância de se construir cooperações pensando no futuro. “Temos sempre de olhar adiante e perceber o quanto podemos contribuir em termos de preparação educacional”, afirmou, citando como exemplo a pedagogia de projetos, que auxilia os alunos a analisar adequadamente situações e hipóteses no mercado de trabalho.

Sair da versão mobile