Domingo, 18 de maio de 2025

Porto Alegre
Porto Alegre, BR
20°
Light Rain with Thunder

CADASTRE-SE E RECEBA NOSSA NEWSLETTER

Receba gratuitamente as principais notícias do dia no seu E-mail ou WhatsApp.
cadastre-se aqui

RECEBA NOSSA NEWSLETTER
GRATUITAMENTE

cadastre-se aqui

Esporte Samir Xaud registra chapa única e será o novo presidente da CBF

Compartilhe esta notícia:

Samir Xaud é presidente eleito da Federação Roraimense de Futebol

Foto: Reprodução
Samir Xaud é presidente eleito da Federação Roraimense de Futebol. (Foto: Reprodução)

A camisa mais vitoriosa da história do futebol se vê envolta em um conturbado processo de deterioração da entidade máxima do futebol nacional.

A eleição para a presidência da Confederação Brasileira de Futebol (CBF) terá chapa única, encabeçada por Samir Xaud, presidente eleito da Federação Roraimense de Futebol (FRF). O candidato reuniu apoio de 23 federações estaduais, inviabilizando que Reinaldo Carneiro Bastos, da Federação Paulista (FPF), inscreva sua candidatura, que precisa de, no mínimo, oito entidades estaduais.

A chapa terá como candidatos a vice-presidentes Flavio Zveiter, ex-presidente do Superior Tribunal de Justiça Desportiva (STJD); Michelle Ramalho, presidente da Federação Paraibana de Futebol; José Vanildo, presidente da Federação do Rio Grande do Norte; Ricardo Paul, presidente da Federação do Pará; Ednailson Rozenha, presidente da Federação do Amazonas; Rubens Angelloti, presidente da Federação de Santa Catarina; Fernando Sarney, ex-vice e presidente e atual interino; e Gustavo Dias Henrique, presidente da Federação do Distrito Federal.

O mandatário da entidade do DF é um nome ligado a Gilmar Mendes, ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) e sócio do IDP, parceiro milionário da CBF Academy. Foi Gilmar quem concedeu liminar para que Ednaldo Rodrigues voltasse a presidência após o primeiro afastamento, entre o fim de 2023 e começo de 2024.

Da chapa de Samir, Gustavo Dias Henrique, Ednailson Rozenha e Rubens Angelotti foram eleitos em abril, junto de Ednaldo, para o mandato que começaria em 2026 e iria até 2030. Agora, eles serão vices no quadriênio 2025-2029.

Somente quatro federações não assinaram a candidatura: a de São Paulo (presidida por Reinaldo Carneiro Bastos), a de Pernambuco, a do Mato Grosso e a de Tocantins. Já entres os clubes, Xaud teve apoio de Grêmio, Palmeiras, Vasco e Botafogo (da Série A) e Remo, Paysandu, Athletico e Volta Redonda (da Série B).

Para inscrever-se na eleição, são necessários oito federações e cinco clubes. Reinaldo Carneiro ganhou apoio público de 32 times. O nome do dirigente paulista se tornou o favorito entre as agremiações após uma reunião de membros da Liga do Brasil (Libra) e da Liga Forte União (LFU) no sábado.

A novidade da chapa de Samir Xaud é a presença de Flávio Zveiter. Ele foi pré-candidato à presidência da CBF em 2024, no primeiro afastamento de Ednaldo Rodrigues, e atuou nos bastidores pela aceitação do nome de Xaud como candidato. Zveiter deve atuar como CEO da CBF.

A Assembleia Geral Eleitoral está marcada para o próximo domingo (25), com primeira convocação às 10h30, na sede da CBF, no Rio de Janeiro. A comissão eleitoral permitiu a participação de forma remota, já que será um domingo de rodada do Brasileirão.

 

 

Compartilhe esta notícia:

Voltar Todas de Esporte

Lula acumula mais de 100 dias fora do Brasil com viagens em seu terceiro mandato
Nova regra permite que folgas e férias de juízes possam somar até 202 dias durante o ano
https://www.osul.com.br/samir-xaud-registra-chapa-unica-e-sera-o-novo-presidente-da-cbf/ Samir Xaud registra chapa única e será o novo presidente da CBF 2025-05-18
Deixe seu comentário
Pode te interessar