Terça-feira, 06 de maio de 2025
Por Redação O Sul | 5 de maio de 2025
O governador gaúcho Eduardo Leite sancionou nessa segunda-feira (28) uma lei que cria a “Rota das Bananas”, composta por 12 municípios do Litoral Norte. De autoria do deputado estadual Luciano Silveira (MDB) iniciativa tem por finalidade reconhecer o potencial econômico e turístico da região como produtora da fruta e de uma série de derivados.
Além de ser um dos protagonistas do desenvolvimento dessa parte do mapa do Rio Grande do Sul – incluindo oportunidades de trabalho, a banana faz parte da própria cultura da região. Na lista estão as cidades de Caraá, Dom Pedro de Alcântara, Itati, Mampituba, Maquiné, Morrinhos do Sul, Osório, Santo Antônio da Patrulha, Terra de Areia, Torres, Três Cachoeiras e Três Forquilhas.
O parlamentar acrescenta que a lei da “Rota das Bananas” deve envolver todas as entidades em uma construção ampla que também incentive o cooperativismo e o incremento agroindustrial. Atualmente, 95% da banana produzida no Rio Grande do Sul vem da região litorânea, em uma atividade que mobiliza diretamente mais de 3,3 mil famílias.
“Essa lei foi construída a muitas mãos, ouvindo os produtores e as lideranças da região”, destaca Silveira. “Esse é o primeiro passo e agora temos que seguir trabalhando na pauta, na construção do ‘Selo da Banana’ e no plano de tornar nosso produto conhecido nacionalmente.”
ERS-030
No dia 29 de abril, a Assembleia Legislativa aprovou por unanimidade o projeto de lei nº 98/2025, que autoriza o Departamento Autônomo de Estradas de Rodagem (Daer) a transferir a titularidade da rodovia estadual ERS-030 ao município de Osório. O trecho abrangido se localiza entre os quilômetros 76 e 80 da estrada.
A aprovação da iniciativa também contou com a articulação de Luciano Silveira junto ao governo do Estado. Segundo ele, o pleito é um antigo anseio da comunidade local, por se tratar de um segmento rodoviário de extrema importância para o município, uma vez que há a intenção de duplicar, urbanizar e revitalizar a via.
Silveira e seu colega Alceu Moreira (também MDB) já garantiram verba de R$ 5 milhões para o início das obras. “Hoje chegou o momento da aprovação e nós podemos sim buscar recursos para fazer a tão sonhada duplicação”, ressalta o parlamentar. “Estou muito feliz com mais essa conquista.”
(Marcello Campos)
Voltar Todas de Rio Grande do Sul