Sábado, 04 de Abril de 2020

Porto Alegre
Porto Alegre
25°
Fair

Artes Visuais Sandro Ka inaugura exposição individual no MARGS

Artista apresenta cerca de 30 obras inéditas. (Foto: Filipe Conde/Divulgação)

Dia 24 de agosto, a partir das 19h, o Museu de Arte do Rio Grande do Sul abre a mostra Sandro Ka – Tanto barulho por nada. A exposição individual do artista apresenta cerca de 30 obras inéditas que traduzem seu repertório criativo: um universo temático e processual marcado pela presença de objetos e imagens advindos da cultura popular e da indústria cultural. Ana Albani de Carvalho assina curadoria e Carlos Trevi oferece seu olhar para apresentar o artista.

Com uma trajetória que inclui diversas exposições e premiação, Sandro Ka lança mão da apropriação como procedimento operatório central, tendo a ironia como figura de linguagem. Em seus trabalhos, a imaginação infantil, a religiosidade e a citação de ícones da historiografia da arte e da cultua pop são temas convocados como referências explícitas para questionar sistemas de crença, posições políticas, tradições e comportamentos.

Segundo Ana Albani, “na arte contemporânea, diferentes propostas jogam com o humor e a ironia como estratégias para atiçar a brasa do pensamento crítico, seja no espectador, seja na instituição que acolhe a obra e a exposição. Em tanto barulho por nada, Sandro Ka lança mão dessa poderosa ferramenta e propõe jogos de montagens que, propositalmente, ferem as regras estéticas do “bom-gosto” e as definições convencionais para o que entendemos como “obra de arte.”

Trevi afirma que “interessa ao artista o estabelecimento de relações entre elementos advindos de contextos distintos com a intenção de estabelecer novas possibilidades de leitura. Essa re-significação é proposta no campo da produção de novos sentidos, agregando valores simbólicos e de status a elementos cotidianos em inusitadas articulações”.

Sandro Ka possui obras em importantes acervos como Fundação Vera Chaves Barcellos (Viamão, RS), Museu de Arte do Rio Grande do Sul – MARGS (Porto Alegre, RS), Museu de Arte Contemporânea do Rio Grande do Sul – MACRS (Porto Alegre, RS) e Sesc Juazeiro (Juazeiro do Norte, CE), entre outros.

Serviço:

Exposição Sandro Ka – tanto barulho por nada

Curadoria Ana Albani de Carvalho

Apresentação Carlos Trevi

Abertura 24 de agosto de 2017 – quinta-feira, das 19h às 21h

Local Salas Negras do Museu de Arte do Rio Grande do Sul Ado Malagoli – MARGS
(Praça da Alfândega, s/nº – Centro Histórico, Porto Alegre/RS)

Período 25 de agosto até 24 de setembro de 2017, de terça a domingo, das 10h às 19h

tags: MARGS

Compartilhe esta notícia:

Voltar Todas de Artes Visuais

Orquestra de Gramado foi regida pelo maestro João Carlos Martins na abertura da 45ª ediçãodo Festival de Cinema
“Paulo Autran – O Senhor dos Palcos” estreia no 45° Festival de Cinema de Gramado nesta segunda
Deixe seu comentário
Pode te interessar