Segunda-feira, 26 de maio de 2025
Por Redação O Sul | 10 de maio de 2016
A Santa Casa de Misericórdia de Porto Alegre inaugurou hoje (10) pela manhã a sua Casa de Apoio Madre Ana, um projeto que sai do papel para acolher pacientes necessitados do Interior e de outros Estados para tratamento nos 7 hospitais da Santa Casa: Hospital Criança Santo Antonio, Pavihão Pereira Filho, Hospital Santa Rita, Hospital Dom Vicente Scherer, Hospital Santa Clara, Hospital São Francisco e Hospital São José. A Casa fica junto à Capela do Sagrado Coração de Jesus, localizada na Rua Vigário José Inácio, no centro da Capital.
O provedor da Santa Casa de Misericórdia de Porto Alegre, Alfredo Guilherme Englert, um entusiasta do projeto, diz que o objetivo da Casa é dar condições dignas para acolher as pessoas que vem de longe e que, sem recursos, precisam permanecer por um tempo na Capital para tratamento médico. “Recebemos pessoas de todos os municípios do RS e de todos os Estados, sejam pacientes ou acompanhantes”, diz ele. Inclusive, o primeiro paciente a se hospedar na Casa de Apoio Madre Ana já se encontra na residência. É um menino de três anos, João Gabriel da Silva de Souza, natural de Babacal, no Maranhão. Ele veio com a mãe, Luiza Alves da Silva e estará se submetendo a uma cirurgia cardíaca nesta quinta-feira, 12. Depois da cirurgia ele permanecerá na Casa de Apoio até que o SUS envie passagem aérea para seu retorno à cidade natal.
“Um lugar onde o RS se une”
A Casa de Apoio Madre Ana é uma doação das irmãs Franciscanas da Penitência e Caridade Cristã, que em troca “solicitaram a permanência do nome Madre Ana, em homenagem à primeira voluntária do local, há mais de cem anos”, diz o provedor. Os recursos para a administração do local serão doados pela sociedade. O item alimentação será fornecido por outros apoiadores, entre eles a comunidade São José. Também apoiam a iniciativa as Voluntárias pela Vida, através da arrecadação de recursos e bens para o local. A Casa conta com 60 quartos, dos quais 40 com banheiro privativo. “A Santa Casa é o lugar onde o RS se une”, atesta o provedor.
“Um momento mágico, de realizar um sonho de mudança”
Articulador e empreendedor, o doutor Fernando Lucchese, chefe do Núcleo de Cirurgia Cardíaca da Santa Casa foi um dos idealizadores da Casa de Apoio, principalmente por vivenciar de perto a necessidade dos acompanhantes de pacientes hospitalizados, sem condições de hospedagem digna durante o tratamento. “O RS é um dos grandes centros brasileiros que recebem crianças de todo o País para cirurgia cardíaca pediátrica e foi o que nos motivou neste projeto. Por isso mesmo este é um momento mágico em que realizamos um sonho de mudança ao ofertarmos estrutura para as mães que aqui chegam com seus filhos”, sentencia Lucchese, que a partir de agora também assume uma nova função na Santa Casa, de presidente do Conselho Provedor, respondendo pela adminsitração e pela busca de recursos necessários à manutenção da Casa de Apoio Madre Ana.
Visitação
Além dos provedores, a cerimônia contou com apresença da irmã Vera Lúcia Konzen, representante das Irmãs Fransciscanas, Helena Dahne Bartelli, representante da Voluntárias pela Vida, além de Adriane Barboza, coordenadora do Serviço Social da Santa Casa e Gestora Administrativa Operacional da nova Casa, entre outros convidados e autoridades.
Antecedendo a visitação ao local foi celebrada uma missa na Capela, pelo arcebispo de Porto Alegre, Dom Jaime Spengler, com a presença de convidados, do governador José Ivo Sartori, a Primeira Dama Maria Helena Sartori e demais autoridades e lideranças do cenário local. A seguir, houve o descerramento de três placas na Casa: da inauguração, do conselho provedor e dos apoiadores, com renovação de agradecimentos.