Terça-feira, 06 de maio de 2025
Por Redação O Sul | 1 de abril de 2016
Para celebrar o aniversário da capital gaúcha e os 15 anos de atividade da unidade de cultura do Santander em Porto Alegre, a instituição de cultura organizou neste sábado (2) uma experiência diferente para a população. O projeto Arte no Muro promoveu, das 8h até o final de tarde, a pintura de obras de arte em uma extensão de 450 metros da Avenida Mauá, na região central da cidade.
Com obras de 30 artistas locais, a ideia é deixar um legado para a cidade que ultrapasse os limites do prédio histórico e proporcione fruição da produção artística contemporânea gaúcha.
“Arte no Muro”, que traz André Venzon, idealizador do projeto, curador e coordenador, tem ênfase na intervenção urbana como manifestação artística contemporânea. Os artistas foram convidados para pensarem a relação das pessoas com a cidade, bem como o Muro, enquanto lugar da arte.
A iniciativa dá continuidade a uma desconstrução simbólica deste “anti-momumento”, construído entre 1971 e 1974 para proteger a cidade das enchentes do Rio Guaíba. A primeira intervenção artística, realizada em 1994, por meio do projeto de Descentralização da Cultura, fez o Muro desaparecer como barreira visual, e se destacar na paisagem urbana para promover a arte.
Para Marcos Madureira, vice-presidente executivo de Comunicação, Marketing, Relações Institucionais e Sustentabilidade do Santander, “o legado que o banco deixa para cidade pretende retribuir a forma como Porto Alegre acolheu o Santander Cultural quando chegou, 15 anos atrás, e marcar sua permanência como ferramenta de fomento da cultura brasileira”.
Os artistas e coletivos que participam do projeto são: Acervo Independente, Associação Chico Lisboa, Bruno Borne, Carol W, Celo Pax, Claudia Sperb, Cristiano Lindemayer Kunze, Estúdio Hybrido, Fernanda Valadares, Frantz, Gabriel Pessoto, Geraldo Markes, Guilherme Moojen, Gustavo Freitas, Helena D’Ávila, Kelvin Koubik, Kira Luá, Marcelo Chardosim, Mariana Riera, Marilice Corona e Studio P, Nelson Wilbert, Patrick Rigon, Ricardo André Frantz, Richard John, Roberto Ploeg, Sandro Ka, Theo Felizzola, Tridente, Xadalú e Zoravia Bettiol.
O artista holandês Roberto Van Ploeg, que reside em Olinda (PE), participou da ação por meio de um convite especial do Santander Cultural.